Indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDIO É TUDO IGUAL SÓ MUDA DE LUGAR?
Quem pensa que índio é tudo igual, esta muito enganado. Entre as sociedades indígenas, existe uma incrível variedade de culturas, modos devida, costumes, línguas, rituais.
LUGAR RESERVADO
Hoje em dia, a maior parte dos índios vive em reservas indígenas, que são áreas desmarcadas e protegidas pelo governo.
Aárea de uma reserva indígena deve incluir não só a aldeias,(onde os índios moram em casas chamadas ocas)como também as terras em volta, onde se pode plantar,caçar ,pescar.
HABITACOES INDIGENAS
Uma aldeia não é o lugar para se fazer turismo, mais o local em que deve haver respeito pela cultura indígena. Suas casas são feitadas detaipa, uma mistura de barro sustentada por pedaços de madeiras de madeira. Os telhados são feitos de palha traçadas ou de grandes folhas de árvores. Uma casa simples são chamadas deocas e uma casa coletiva, de maloca.
Muitos de nossos hábitos foram herdados das tribos: dormir na rede, sentar de cócoras, comer mandioca, maracujá e peixe assado na folha debananeira, pintar no corpo e enfeita-se com pernas e plumas (como no carnaval).
Muitas palavras que usamos vem tupi: carioca(kari- oca: casa de branco), cipó, guaraná, guri,jabuticaba, jacaré, lambari, maracanã, paçoca, perereca, pipoca, samambaia, urubu e muitas outras.
Também aprendemos com eles a fazer objetos de cerâmica (como pratos e vasos) ede palha (como cestos e bolsas) .
Antes de 1500, milhões de índios viviam no Brasil. Hoje em dia, a população indígena não chega a 300 mil. E depois de todo esse tempo, aindanão se conhece muitos sobre os índios brasileiros. Acredite se quiser: ainda existe 54 grupos indígenas que não tem contato constante ou conhecido como os ‘’homens brancos’’.
tracking img