Indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Terra Indígena Krukutu está localizada nas margens da Represa Billings, em região de domínio de Mata Atlântica e mananciais, no Distrito de Parelheiros, Bairro do Krukutu, no município de SãoPaulo. Sua área é de 25,88 ha.

A população é constituída por 40 famílias Guarani Mbya, com cerca de 170 pessoas (em 2005).

Situação fundiária
A Terra Indígena foi identificada em 1983 e teve suademarcação efetuada sob vigência do Convênio Funai–Sudelpa 004/84. Foi sancionada por despacho do governador em 1985. Sua demarcação administrativa foi homologada pelo Decreto Presidencial 94.222, de14/04/1987. Em 1987 foi registrada no 11º CRI de São Paulo.

Atualmente, a Terra Indígena Krukutu se encontra em processo de revisão de seus limites. Os Guarani realizaram por si próprios uma identificaçãoda área desejada. O processo de ampliação visa ao estabelecimento de uma área contínua, intitulada Tenondé Porã, composta por três glebas: Krukutu, Barragem e Rio Branco.

Situação ambiental da TerraIndígena e seu entorno
A ocupação do entorno é principalmente de sítios hortifrutigranjeiros. A pequena dimensão da TI e os desmatamentos de seu entorno são responsáveis pela escassez de áreas de roçae de recursos naturais disponíveis. A qualidade da água da Represa Billings, utilizada para banhos e pesca, é altamente imprópria.

Moradia
As casas são, em sua maioria, de taipa. Está em discussãoum projeto de construção de moradia da CDHU. A água para o abastecimento vem de dois poços artesianos e o lixo é queimado periodicamente.

Meios de subsistência
Os moradores mantêm o cultivo de roçastradicionais para consumo próprio. Desenvolvem atividades de pesca e de coleta. O comércio de artesanato é, atualmente, uma de suas principais fontes de renda. Recebem também doações alimentares. Estáem curso a implantação do Programa Renda Mínima.

A aldeia é aberta a visitações agendadas. Basicamente, atendem a escolas infantis. É cobrada uma pequena taxa para as visitas. Esta é também uma...
tracking img