Indio brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA GERAL – Prof. Paulo Alexandre

AS COMUNIDADES INDÍGENAS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS
Texto adicional de apoio preparatório para o Sistema Seriado de Avaliação / Vestibular Seriado da UPE

1- OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
Os indígenas foram os primeiros povos que habitaram as terras brasileiras, muito antes do português aqui ter chegado. Em um tempo muito distante, diferentesgrupos indígenas buscavam sua alimentação na caça e na coleta de frutos e raízes. Os que viviam próximos ao litoral complementavam sua alimentação com a pesca. Retiravam da natureza o que ela lhes oferecia, garantindo o sustento e a sobrevivência do grupo. Eram grupos nômades, pois não se fixavam num só lugar. Estavam sempre mudando em busca de seu sustento. Os grupos humanos organizavam-se erelacionavam-se entre si e com a natureza de diferentes formas, de acordo com suas necessidades de sobrevivência. Cada povo indígena tinha características próprias de organização: homens e mulheres tinham funções sociais bem definidas; a natureza masculina era por eles Grafismo rupestre no Sítio compreendida como guerreira e Pedra Redonda, Pedra (PE) com aptidão para as artes da guerra; aos guerreiroscabia proteger a tribo, mulheres, crianças e idosos. A morte, para os homens indígenas, só era considerada honrosa quando acontecia na luta, na guerra com grupos inimigos. Essa forma de compreender as coisas dava aos guerreiros uma condição de superioridade em relação aos demais do grupo. Além da guerra, cabia aos homens as tarefas que exigiam força física, como caçar animais ou preparar a terrapara o plantio. A extração de matéria-prima da natureza e produção para o sustento do grupo eram tarefas das mulheres. Entre os diferentes grupos indígenas, as atividades realizadas pelas mulheres eram leves, portanto consideradas inferiores à guerreira, que exigia força física. A mulher coletava frutos e raízes, preparava o alimento, cuidava dos filhos e em algumas comunidades amazônicas aindasemeava, plantava e colhia os alimentos. POSSÍVEIS ORIGENS DOS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS Quando e de onde vieram os primeiros habitantes do continente americano? A resposta não é tão simples. Cientistas e pesquisadores arqueológicos estão até hoje buscando uma resposta convincente e comprovada. Inúmeras pesquisas já foram realizadas, mas os estudiosos não chegaram a um acordo. O único ponto em que nãohá discordância é de que o homem americano não é originário das Américas. E, nesse sentido, existem algumas teorias. A mais aceita entre os estudiosos é a que propõe que a América teria sido povoada por três ondas migratórias, todas vindas da Ásia, entre 10 a 15 mil anos atrás, que seriam: 1. Na primeira migração, povos do nordeste asiático (norte da China, Coréia, Japão) atravessaram o estreito deBering numa época de congela-mento da região (glaciação) que uniu a Sibéria (Ásia) ao Alasca. Essa migração teria dado origem a todas as

2. 3.

tribos indígenas da América do Sul, Central e grande parte daquelas da América do Norte. A segunda migração deu origem às tribos nômades da região noroeste da América do Norte. A terceira migração teria originado os povos esquimós que habitam a regiãoártica do Pólo Norte.

Já outras teorias levantam a hipótese de que mais duas correntes migratórias teriam povoado as Américas: uma, de antigos navegadores provenientes dos arquipélagos da Melanésia e Polinésia, no Oceano Pacífico, chegando até a América do Sul; a outra, que pode ter vindo da Austrália e ter atingido a América na região da Antártida. Observe no mapa ilustrativo acima arepresentação dessas hipóteses. Pesquisas mais recentes levantaram outra possibilidade: de que um grupo teria se deslocado da África para a Ásia e daí para a América, por volta de 15 mil anos atrás, tendo assim características negróides.

A- Migração asiática (Teoria de Clóvis); B- Origem malaio-polinésia; C- Origem australiana

Quanto à época, não há nenhuma concordância. A idade dos fósseis...
tracking img