indigena

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
CONTRIBUIÇÃO INDÍGENA NA CULTURA BRASILEIRA

COSTUMES
Nosso Brasil é enorme, e devido esse território gigantesco, os primeiros habitantes do país, que foram os índios deixaram um legado cultural bastante rico. Hoje, temos pouco mais de 200 mil deles em todo o Brasil. Isso representa menos de 1% da população do país, mas na época do descobrimento a situação era outra. A população indígena eracomposta por quase 5 milhões de pessoas. Esse número caiu drasticamente, devido ao genocídio que os mesmos passaram naquela época. A herança cultural indígena é grande. Quando falamos em alimentos temos: mandioca, milho, etc. Objetos em geral: rede, jangada, canoa e instrumentos musicais.
Costumes, Produção, Artes e Habilidade
Nossos índios foram dizimados. Vitimados por doenças trazidas pelacivilização, ou simplesmente incorporados à nossa cultura. No entanto, a própria preservação de nossas matas e florestas dependem dele, pois ninguém melhor do que o índio sabe viver em harmonia com a natureza tirando dela o melhor proveito sem com ela sucumbir. As sociedades indígenas são diferenciadas entre si; línguas distintas, traços de caráter, mitos.
Obs.: Esta descrição descreve um tipo dealdeia e maloca, mas de acordo com o grupo indígena e região onde habitem existem outras variedades de malocas. Os índios sabem muito bem onde e como construir suas aldeias, e para cada necessidade adaptam sua construção com muita habilidade e funcionalidade.

Um outro costume que os índios tem de diferente de nós, é o modo de viver deles: eles da caça, da pesca e coleta de vegetaissilvestres, obedecendo aos ciclos de atividades de subsistêndica da Floresta Tropical, chuvas, enchentes, estiagem e seca. Reunem-se em grupos que podem ser: de casais, consanguíneos (parentesco), intercasamento e relações de servidão. Na maioria dos grupos o casamento pode ser dissolvido.
Eles também costumam construir seus próprios acessórios, como suas armas, fabricam arcos perfeitos, instrumentoscortantes feitos com bicos de aves, enfeites plumarios, eles costum am usar diversos tipos de cocares, braceletes, cintos, brincos, pilão que é muito utilizado na maioria das tribos, a maneira de socar varia, algumas índias socam de pé, outras de joelho.
TORRAÇÃO DE FARINHA
Torração de farinha: alimento descoberto pelos índios que faz parte de nossa cultura
Contribuições passam também por hábitosde alimentação e artesanato. É provável que você conheça alguém chamado Ubiratan ou Jacira. Pode ser também Iracema, Tainá, Cauã ou Jandira. Quem vive ou já visitou o Rio de Janeiro, com certeza ouviu falar em Tijuca, Itaipu, Ipanema, Jacarépaguá, Itapeba, Pavuna e/ou Maracanã. Em São Paulo, quem não conhece Itaim, Itaquaquecetuba, Butantã, Piracicaba, Jacareí e Jundiaí? Não importa onde se viva,qualquer brasileiro já teve contato com uma infinidade de palavras de origem indígena, sobretudo da língua tupi-guarani (união entre as tribos tupinambá e guarani), como carioca, jacaré, jabuti, arara, igarapé, capim, guri, caju, maracujá, abacaxi, canoa, pipoca e pereba.
CULINÁRIA
Pratos típicos da culinária indígena:
TAPIOCA

- Tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca)Pirão

- Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe).


Beiju

-Beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina)

Agricultura de Coivara

As técnicas de plantio desenvolvidas pelas populações indígenas são até hoje utilizadas por pequenos agricultores por todo o país. Conhecida como coivara, a agricultura de corte e queima,quando feita de maneira controlada, produz baixo impacto ambiental. Primeramente, um pequeno trecho de mata é derrubado. Após secar, o mato derrubado é queimado para que, no começo das chuvas, inicie-se, de maneira combinada, o plantio de diversas espécies. As roças plantadas com essa técnica têm duração de dois a três anos, sendo abandonadas em seguida para a abertura de novos espaços. Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indigenas
  • indigenas
  • Indigenas
  • indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!