Indiciplina em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
A indisciplina é um dos problemas mais perturbadores até para os professores mais experientes. Adquirir o domínio da sala de aula durante as primeiras semanas do anoletivo é fundamental.
O fenômeno da indisciplina e da agressividade tem chegado ao ponto de levar um numero cada vez maior de professores a abandonarem o ensino por problemas psicológicos, outrosapresentam stress, exaustão e perda de sentido de realização pessoal na profissão.
As relações na escola mudaram tornando-se mais conflituosas. Os professores não souberam encontrar novos modelos deconvivência e de disciplina. Em alguns casos de disciplina o professor teme pela sua integridade moral e física. A perda de autoridade do professor está associada ao campo da relação pedagógica.
Asinvestigações do comportamento do aluno em sala de aula tentam esclarecer as implicações desta relação. Inicialmente o aluno perturbado era isolado. Hoje são elaboradas dinâmicas para explicar os problemasemocionais, de personalidade ou de foro psiquiátrico. Estas abordagens foram criticadas porque não levam em consideração as variações dos comportamentos do professor e da escola. As investigaçõesapontam uma ênfase na identidade moral do aluno e por outro lado a necessidade do professor conhecer e respeitar identidade do aluno para manter a ordem. Alguns poucos alunos tem dificuldade deadaptação. A investigação pelo ponto de vista do aluno leva em consideração a descoberta e a experimentação das regras dos professores. Significa que estão testando os professores. Por outro lado querem tambémdefender suas identidades individuais e de seus pares. É importante ressaltar que uma pratica educativa deve preparar o aluno para diferentes tipos de liberdade e essas pressupõe também algum tipo derestrição. Por isso é necessário um sistema de regras e disciplinas para o desenvolvimento pessoal, intelectual, social, cívico e moral do aluno.
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DISCIPLINARES: UMA...
tracking img