IndiceseOtimizadores

2768 palavras 12 páginas
Universidade Feevale

Banco de Dados II

Trabalho sobre Índices e Otimizadores

Dupla: Renan Correia Ubiratan Dias

Novo Hamburgo, 14, Junho de 2015

1- SGBD Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um conjunto de programas de computador responsável pelo gerenciamento de um banco de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e a organização de dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados.
2- Oracle Oracle é um SGBD que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando assim a maior empresa de software empresarial do mundo.
3- Índices
Com um grande volume de dados e muitos acessos simultâneos a um banco de dados, uma consulta mal planejada pode trazer muita lentidão e até indisponibilidade por um determinado período. Uma forma de otimizar uma consulta é a utilização de índices.
Uma consulta que não utiliza índice pode vir a ter que consultar todas as linhas da tabela para encontrar o item solicitado, por exemplo uma tabela com código do cliente (pk) e nome do cliente, uma busca por nome poderá ler toda tabela até encontrar o nome solicitado, se for criado um índice com a coluna nome, o mesmo estará ordenado e apontando para a linha no qual este nome está armazenado.
3- Tipos de Índices
3.1- B*Tree É o índice padrão do Oracle, na parte superior do índice está o bloco raiz, este por sua vez aponta para dois blocos no nível inferior chamados blocos ramos e este pode conter N níveis até chegar no ultimo que é chamado de folhas.

É nas folhas que temos o endereçamento físico (ROWID), para as linhas dos dados reais da tabela que foi indexada. A arvore é “autoequilibrada”, exigem a mesma

Relacionados