Indices

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
IPCA (IBGE) - Índice de Preços ao Consumidor Ampliado. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos por famílias com rendas entre 1 e40 salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente.
O que compõe o IPCA:
Por determinação legal (Medida Provisória número 812, de 30 de dezembro de 1994), o IPCA - Série Especial está sendo divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, baseado nos índices do IPCA-15. O Portal Brasil apresenta na tabela também avariação mensal - apenas para efeito de estatística e estimativa futura do índice. A sua validade e aplicabilidade, entretanto, é trimestral. Este índice é aqui informado apenas para subsidiar expectativas de acúmulos trimestrais ou entre períodos.••.
O IPCA/IBGE verifica as variações dos custos com os gastos das pessoas que ganham de um a quarenta salários mínimos nas regiões metropolitanas deBelém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e município de Goiânia. O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (paralevantamento de aluguel e condomínio).
O IPCA/E utiliza, para sua composição de cálculo, os seguintes setores: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. Outras observações importantes:
1) O IPCA-E foi criado em 30 de dezembro de 1991.
2) IPCA-E/1992 - Excepcionalmente, o IBGE não divulgouos resultados dos meses de junho a setembro de 1992, tendo sido estes arbitrados pelo Governo Federal.
3) IPCA-E/1993 - Excepcionalmente, o IBGE não calculou os resultados de maio e junho de 1993, conforme o disposto na legislação, tendo sido estes arbitrados pelo Governo Federal para a correção da UFIR.
4) Com a atualização das Estruturas de Ponderação, obtidas a partir da Pesquisa deOrçamentos Familiares - POF - 1995-1996, foram introduzidos aperfeiçoamentos na classificação dos produtos e serviços que compõem as estruturas. Com isso foram criadas novas tabelas, a partir de agosto de 1999, contendo os dados com as estruturas atualizadas.


IGP – M(FGV) - Índice Geral dos Preços do Mercado. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, a coleta de preços é feita entre os dias 21 do mêsanterior e 20 do mês corrente, com divulgação no dia 30. É composto por três índices: Índice de Preços no Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que representam 60%, 30% e 10%, respectivamente, do IGP-M.

Composição do IGP-M –
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nasceu em 1989, inicialmente com a finalidade de balizar algunstítulos de emissão do Tesouro Nacional, e aplicações financeiras com renda pós-fixada e vencimento superior a um ano. No decorrer do tempo foi adotada como índice de reajuste do aluguel e também de algumas tarifas, como a de energia elétrica.

O IGP-M é composto por três outros indicadores:
Índice de Preços por Atacado (IPA), que participa na composição com peso de 60%;
Índice de Preços aoConsumidor (IPC), com peso de 30%;
Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem na composição do IGP-M peso de 10%.

Para chegar ao IGP-M, a Fundação Getúlio Vargas faz a sondagem das variações de preços apontadas pelo IPA, IPC e INCC, no período do dia 21 do mês anterior ao dia vinte do mês de referência.•.


IGP – DI(FGV) Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. Calculado...
tracking img