Indices economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3
Indicadores Econômicos
Gilmar Mendes Lourenço Mario Romero

Fazendo uma analogia com os dedos das mãos, os indicadores econômicos (IEs) representam essencialmente dados e/ou informações “sinalizadoras” ou “apontadoras” do comportamento (individual ou integrado) das diferentes variáveis e fenômenos componentes de um sistema econômico de um país, região ou estado. Por isso, os IEs sãofundamentais tanto para propiciar uma melhor compreensão da situação presente e o delineamento das tendências de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decisões estratégicas dos agentes públicos (governo) e privados (empresas e consumidores). O presente capítulo procura demonstrar os agrupamentos mais convencionais dos diferentes IES - formados de acordo com a variávelmacroeconômica principal que os mesmos tentam explicar – e especificar, para cada um deles, aspectos como conceito, finalidade, metodologia de determinação e instituição produtora. Ao final do capítulo é apresentada sumariamente a metodologia e os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os IEs podem ser classificados em cinco subconjuntos de variáveis macroeconômicas relevantes: a) b)c) d) e) nível de atividade; preços; setor externo; agregados monetários; setor público.

COLEÇÃO
EMPRESARIAL

GESTÃO

27

1 Indicadores de nível de atividade
Os indicadores do nível de atividade funcionam como um termômetro das condições gerais dos elementos mais sensíveis às flutuações cíclicas do lado real da economia, sintetizados no comportamento do produto interno bruto (PIB), daprodução industrial e das estatísticas de emprego e desemprego.

1.1 Produto interno bruto (PIB)
O PIB corresponde ao valor de mercado do fluxo de bens e serviços finais disponibilizados por uma economia em um determinado período de tempo (normalmente um ano), propiciando o acompanhamento de suas modificações estruturais e de seu curso conjuntural. O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), com base em metodologia recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de minucioso levantamento e sistematização de informações primárias e secundárias apuradas ou apropriadas por aquela instituição. O PIB pode ser aferido a preços correntes (nominais ou monetários) e constantes (reais). Ambos representam importantes medidas de desempenho. Osvalores monetários servem para dar uma idéia da dimensão do sistema, pois resultam da agregação da produção física de todos os bens e serviços pelos respectivos preços, descontadas as transações intermediárias. A estimativa do PIB em dólares é feita pelo Banco Central, por meio da conversão dos valores em reais pela paridade do poder de compra da moeda nacional frente a uma cesta de moedas dos paísesque mantêm maior intercâmbio comercial com o Brasil.
O PIB é o indicador-síntese de uma economia

Mas, como a moeda pode sofrer corrosão de seu poder aquisitivo ao longo de um ciclo econômico, nos valores reais vem descontada a taxa de inflação média, retratando a variação efetiva da economia em um intervalo de tempo. O IBGE estima a variação do PIB trimestral, enquanto que o Instituto dePesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) procede à projeção anual da variável trimestral. O quociente entre o PIB nominal e a população equivale ao indicador de renda per capita.

EMPRESARIAL

ECONOMIA

28

1.2 Produção industrial
Este indicador revela a variação mensal da produção física da indústria brasileira, obtida a partir da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), realizadapelo IBGE desde o início dos anos de 1970. Serve como indicador preliminar da evolução do PIB industrial. Atualmente, a PIM-PF é aplicada em uma amostra intencional de quase 950 produtos e mais de 6.000 empresas informantes, representativos de 62% do valor bruto da produção do Censo Industrial de 1985. As pesquisas industriais de 1999 e 2000, também do IBGE, têm servido como instrumento de...
tracking img