Indice de absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO GALILEU
URGÊNCIA EMERGÊNCIA E TRAUMA - ENFERMAGEM















QUAL O INDICE DE ABSENTEÍSMO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA SALA DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL ERNESTO DORNELLES NO ANO DE 2009.





Aluno: Ivan Pastorini de Oliveira
Orientador:
















Porto Alegre
2010
INTRODUÇÃO

O absenteísmo ou absentismo é o termo utilizado para caracterizar a ausência do funcionário aotrabalho. De forma mais abrangente, é o somatório das faltas dos trabalhadores, não sendo esses decorrentes de desemprego, doença prolongada ou licença legal.
O Conselho Federal de Enfermagem desmembra essas flatas em ausências planejadas, como folgas, férias e feriados e as não planejadas, que incluem faltas, licenças médicas, acidentes, entre outras.
Na enfermagem o absentismo deve ser umponto importante a ser considerado e analisado no gerenciamento de pessoal, em especial nos serviços que funcionam 24 horas. Dados de absenteísmo refletem no dimensionamento de pessoal de enfermagem, em especial em instituições complexas, como é a hospitalar, um vez que esses estudos são considerados nesses cálculos.
Nesse contexto, se faz necessário pensar no ausentismo não somente em seuquantitativo, mas também em fatores desencadeadores dessas faltas.
A sobrecarga a que os profissionais estão expostos tem retratado um quadro de doenças ocupacionais como, distúrbios na alimentação, no sono, estresse e desorganização familiar.
O absenteísmo, embora não seja a única questão que interfere com a qualidade do cuidado, é uma das variáveis a serem analisadas na avaliação do padrão de cuidado.O cuidado de enfermagem de qualidade está diretamente relacionado com os recursos humanos, que devem ser quantitativamente e qualitativamente adequados.
O comprometimento do número ideal de funcionários repercute na assistência e eleva os custos para as instituições.
A fim de se minimizar o efeito danoso das ausências, tem sido feito o estudo do absenteísmo, que indica o índice de segurançatécnico (IST) necessário para o dimensionamento de pessoal. Esse índice permite prever faltas como licença, folga, aprimoramento, casamento, dentre outras, não podendo, segundo resolução do COFEN ser inferior a 15% do total.
Devido as várias questões citadas faz-se necessário um estudo de absenteísmo de auxiliares e técnicos de enfermagem, na sala de emergência de um hospital de Porto Alegre, paraconhecer os número reais podendo dessa maneira apoiar a direção no sentido de melhorar a qualidade do atendimento a pacientes e adequar a carga de trabalho da equipe.











JUSTIFICATIVA
A necessidade de conhecer a realidade das ausências de auxiliares e técnicos de enfermagem da sala de emergência em 2009. Uma vez que o desconhecimento das reais taxas de absenteísmo, que podem variar deuma realidade para outra, dificultam o processo de planejamento e gestão dos recursos humanos de enfermagem, seu conhecimento permite melhorar a gestão e argumentação junto aos administradores, para a contratação e manutenção do quadro de recursos humanos que possa promover uma assistência de qualidade aos pacientes.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Identificar o número real de absenteísmo na equipe deenfermagem no ano de 2009 na sala de emergência do Hospital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Definir um índice de segurança técnico (IST).
Verificar se o total de ausências não previstas está relacionado à sobrecarga de trabalho dos funcionários.


METODOLOGIA
Será feito um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa baseado em registros e análise dos dados coletados referentes àsausências de auxiliares e técnicos de enfermagem.
A pesquisa será realizada na sala de emergência do hospital. O hospital é particular, atende a convênios, possui cerca de 500 leitos com grande taxa de ocupação. A emergência que é o foco desta pesquisa, conta com 07 (sete) leitos para internados, 09 (nove) macas para aguardar internação, 12 (doze) cadeiras para medicações e nebulizações.
Com relação...
tracking img