Indicativo de pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Lemos Jr

Disciplina: Preservação Ambiental Professor: André Figueira

Indicativos de pobreza

Componentes do grupo: Ana CristinaReis Débora Garighan Daniela Espinosa Edlainny Marques Juliana Lopes

Origem da palavra POBREZA

A palavra "pobre" veio do latim "pauper", que vem de pau- = "pequeno" e pario = "dou à luz" e originalmente referir-se-ía a terrenos agrícolas ougado que não produziam o desejado.

Definições de Pobreza
Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais. Carência Social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto incluia educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza para lá da economia.

Causas da pobreza
Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades. Fatores econômicos: sistema fiscal inadequado,representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto. Fatores socioculturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao gênero ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população. Fatores naturais: desastresnaturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas. Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político. Insegurança: guerra, genocídio, crime.

Consequências da pobreza
Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma criando o cicloda pobreza. Algumas delas são: Fome; Baixa esperança de vida; Doenças; Falta de oportunidades de emprego; Carência de água potável e de saneamento; Violência, tráfico de drogas; Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis;

Pobreza no Brasil
Diariamente todos os brasileiros convivem e visualizam os resultados decorrentes da
pobreza, na qual a maioria da população nacional seencontra, os meios de comunicação (revistas, jornais e rádio) divulgam os imensos problemas provenientes de uma sociedade capitalista dividida em classes sociais. Nas últimas décadas, o desemprego cresceu em nível mundial paralelamente à redução de postos de trabalho, que diminuiu por causa das novas tecnologias disponíveis que desempenham o trabalho anteriormente realizado por uma pessoa, a provadisso são os bancos que instalaram caixas de autoatendimento, cada um desses corresponde a um posto de trabalho extinto, ou seja, milhares de desempregados, isso tem promovido a precarização dos vínculos de trabalho, isso quer dizer que as pessoas não estão garantidas em seu emprego e todos buscam uma permanência no mesmo, antes a luta principal era basicamente por melhorias salariais, atualmenteesse contexto mudou.

Esse processo de distribuição de renda e desemprego obriga as pessoas a procurar lugares impróprios à ocupação urbana, como não tem condições financeiras para custear moradias dignas, habitam favelas e áreas de risco desprovido dos serviços públicos (esgoto, água tratada, saúde, educação, entre outros) que garantem uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, há umacamada da população que nem sequer tem um “barraco” em uma favela, vivem embaixo de fachadas de lojas, instituições, praças e pontes. A pobreza é decorrente de vários fatores, os principais são os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a desigual distribuição da renda.

Bolsa Família O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que...
tracking img