INDICADORES SOCIAIS: UM IMPERATIVO NO COTIDIANO DOS ASSISTENTES SOCIAIS ATUANTES NO PROCESSO DE GESTÃO.

1538 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

O trabalho proposto vem propor a importância da construção de ferramentas para produção de conhecimento e organização dos processos de trabalho no serviço social.
Os indicadores sociais no processo de gestão dos assistentes sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, pois é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
O objetivo das autoras foi mostrar que os indicadores sociais se tomaram nos últimos tempos papel um importante na expressão da realidade de uma sociedade, hoje é comum encontrar a divulgação de diversos indicadores na mídia ou mesmo no cotidiano da população. O processo de trabalho do assistente social é uma profissão que está inserida na divisão social e tem como matéria-prima a questão social e suas diferentes manifestações. A comunicação tanto popular quanto comunitária como base de movimentos e manifestações reivindicatórias, não estão baseadas em bem estar social mais em uma justiça social.

2. DESENVOLVIMENTO

As autoras elaboraram o artigo com o objetivo de identificar se os assistentes sociais do município de Presidente Prudente utilizam os indicadores sociais em seus projetos sociais, voltados ao idoso e à criança e adolescente no processo de gestão.
Utilizando pesquisa de campo, do tipo qualitativo, de analise teórico empírico por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica como metodologia. Além de uma análise conceitual e histórica da gestão social.
As autoras utilizou três tipos diferentes de gráficos para diferentes tipos de dados gráficos do tipo de pizza, gráfico de colunas e gráfico de barras; foi utilizado o gráfico de pizza para destacar o quantitativo de profissionais que realizaram a pesquisa e quantos

Relacionados