INDICADORES SOCIAIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

2107 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa abordar sobre o tema “indicadores sociais”, uma vez que o mesmo configura-se uma discussão atualmente muito debatida, sendo cada vez mais evidente para o processo de gestão democratizado. A utilização de indicadores sociais conceitua-se como uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um julgamento social abstrato. Além de informar algo sobre o apurado aspecto da realidade social, para fins de estudo ou visando à formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social.
Sendo assim os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida, conjunto e situação social de uma nação permitindo avaliar níveis do desenvolvimento social.
Os enfoques sobre a utilização dos indicadores sociais ganham espaço com o crescimento da democratização, da busca por maior transparência nos gastos públicos por parte da sociedade bem como maior envolvimento da mesma na garantia de direitos sociais. Para a sua atuação é imprescindível uma formação dos profissionais da área articulada com o compromisso voltado para a ética da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.
Quanto à metodologia do trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica, com suporte teórico de alguns referenciais e artigos que retratam sobre esta temática tendo como embasamento o artigo: Indicadores sociais Um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão. Disponibilizado por esta instituição na área do aluno.

2 DESENVOLVIMENTO
Os Indicadores Sociais são estatísticos sobre aspectos da vida que em conjunto retratam o estado social de uma nação, cidade e que permite conhecer o nível de desenvolvimento social de ambos. Os enfoques sobre a utilização dos indicadores sociais ganham espaço

Relacionados