Indicadores sociais na gestão e implementação das políticas sociais

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

BRUNA RAFAELA SANTANA FERREIRA
MARCIA MENDES DOS SANTOS

INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Arapiraca
2010

bruna rafaela santana ferreira
MARCIA MENDES DOS SANTOS

INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminários Temáticos V.

Arapiraca
2010
INTRODUÇÃO

No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão.
A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional paramonitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
Nesta perspectiva, o presente portifolio apresenta uma descrição do conceito de indicadores sociais, a importância da utilização pelos assistentes sociais paraimplementação das políticas sociais, à atitude dos profissionais frente ao tema. Neste sentido, o presente portifolio discute a necessidade e o fundamento de um dos elementos indispensáveis ao processo de gestão social, o indicador social.

INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

O aparecimento e o desenvolvimento dos indicadores sociais estão intrinsecamente ligados àconsolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Embora seja possível citar algumas contribuições importantes para a construção de um marco conceitual sobre os indicadores sociais nos anos 20 e 30, o desenvolvimento da área é recente, tendo ganhado corpo científico em meados dos anos 60 no bojo das tentativas de organização de sistemas mais abrangentes deacompanhamento das transformações sociais e aferição do impacto das políticas sociais nas sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas.
A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho deplanejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais
Conforme Jannuzzi (2004), um indicador social é uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programáticooperacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, de acordo com Bonadío (2003, p.129) compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos
Os indicadores sociais podem ser utilizados para subsidiar a elaboração de planos diretores de desenvolvimento urbano e planos plurianuaisde investimentos, Avaliar os impactos ambientais decorrentes da implantação de grandes projetos, Justificar o repasse de verbas federais para a implementação de programas sociais, Atender à necessidade de disponibilizar equipamentos ou serviços sociais para públicos específicos, melhoria dos serviços de transporte urbano,entre outros fins.
Mais recentemente, as informações sociais e demográficaspara fins de formulação de políticas públicas municipais vêm apresentando uma demanda crescente no Brasil, no contexto da descentralização administrativa e tributária em favor dos municípios e da institucionalização do processo de planejamento público em âmbito local pela Constituição de 1988. Diversos municípios de médio e grande porte passaram a demandar com maior freqüência uma série de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTACIA DOS INDICADORES SOCIAIS FRENTE A CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS.
  • Indicadores sociais na formulação de políticas públicas
  • Indicadores sociais e políticas publicas no brasil
  • A importância dos indicadores na Construção de Políticas Sociais.
  • Gestão social e politicas publicas
  • Gestão de politicas sociais
  • gestao social nas politicas publicas
  • Gestão de politicas sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!