Indicadores linguisticos e extralinguinticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprender a segmentar a Informação
"O que temos que aprender a fazer, aprendemos fazendo". (Aristóteles)
O emprego de estratégias e técnicas de análise da informação nos ajudará a segmentar e a organizar a informação, a identificar as idéias principais e a interrelacionar os conceitos, melhorando a compreenssão e a aprendizagem.
DEFINIÇÕES DE SEGMENTAÇÃO
Segmentar um texto consiste emdecompor provisóriamente em proporções mais maleáveis mediante a divisão de segmentos, geralmente parágrafos ou sinais gráficos. É uma técnica que disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto, tal como as idéias, expressões,..., para determinar seu valor e importância. A segmentação é uma ferramenta que nos permite filtrar a informação não relevante. Na hora de SEGMENTAR temos que analisaruma série de fatores.
FATORES LINGÜÍSTICOS
• Fonológicos: forma do texto
• Sintáticos: estrutura do texto
• Semânticos: significado do texto
FATORES LINGÜÍSTICOS (contextuais, lógicos, psicológicos…)
A segmentação depende tanto das características dos fragmentos a obter (parágrafos, orações...), como da fonte da qual se obtém (texto marcado, texto plano...).
Uma das múltiplas formas defragmentar consiste em recopiar o texto com margem flutuante a direita mantendo em cada linha os conjuntos cuja coesão interna é suficientemente forte. Isto leva a um desmembramento da informação explorando as partículas menores até que as partes pertinentes da estrutura caiam expostas e dispostas para serem compreendidas. A segmentação do texto permite sua análise fracionada.
COMO SEGMENTAR?
Asegmentação requer a aplicação de uma série de estratégias e técnicas para adentrar no conteúdo do texto e conhecer tanto seu funcionamento como seu significado e poder assim selecionar as idéias principais e determinar seu sentido global.
Para afrontar a leitura de um texto de forma eficaz temos que ter em conta a estratégia a seguir que definirá o objetivo que queremos conseguir e a técnicautilizada para consegui-lo.
IDENTIFICACÃO DAS IDÉIAS PRINCIPAIS
A idéia principal de um texto é aquela que expressa em sua essência o que o autor quer transmitir. Constitue a causa principal do desenvolvimento das idéias subsequentes e sua eliminação provocaria uma falta de sentido no resto do texto. Uma idéia pode ser principal porque resume o que está sendo dito ou porque o provoca. Portanto,contém a mensagem global do texto, seu conteúdo mais importante e essencial, aquele que emana todos os demais.

Interessa aqui distinguir tema (aquele de que trata o texto e pode expressar-se mediante uma palavra ou uma sentença) e a idéia principal (informada no enunciado ou enunciados mais importantes que o escritor utiliza para explicar o tema). As idéias principais podem estar explícitas ouimplícitas no texto, e não há uma forma clara para identificá-las. Emprega-se aqui o processo de ABSTRACÃO, um procedimento dedutivo que permite perceber a essência do texto, eliminando os detalhes.
Um texto pode estar composto por algumas idéias principais com distinto nível de importância: desde muito importante a muito pouco importante com matizes intermediárias. As idéias principais representam-sena memória em um nível superior frente as idéias secundárias que ocupam uma posição inferior em uma estrutura hierárquica de armazenamento. Por esse motivo, a informação principal se recorda melhor que as informações secundárias.
Como identificá-la
• Nos artigos científicos, a idéia principal deve estar nos primeiros parágrafos, e as vezes é a primeira frase.
• É a que gera maiores conexõeslógicas.
• É a que tem maior carga informativa.
SELEÇÃO DA INFORMAÇÃO
A estratégia da seleção opera de forma positiva extraindo do texto a informação necessária e relevante. Sua aplicação possibilita reduzir a complexidade da estrutura física dos textos sem que se perca a informação, e há de permitir deduzir a partir da informação selecionada.
RECOMENDAÇÕES
• Identificar a estrutura e...
tracking img