Indicadores financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CARLOS ALEXANDRE PARIZOTTO
DAYANE ARIGONI DA CRUZ
EDSON CARLOS SCHIFTER
PAULO CÉSAR MENGER

INDICADORES FINANCEIROS

CAÇADOR
2011
1 INDICADORES FINANCEIROS

Com a expansão do setor financeiro, intensificou-se a necessidade da busca pelos indicadores financeiros que demonstram a real situação que se encontraa empresa.
Voltado à análise e soluções de problemas típicos de nosso meio financeiro e operacional. Nesta forma, o trabalho tratará das tomadas de decisões através dos índices financeiros como:
* Índices de Liquidez;
* Índices de Rentabilidade;
* Índices de Eficiência Operacional;
* Índice de Endividamento.

1.1 ÍNDICES DE LIQUIDEZ

1.2.1 Índice de LiquidezCorrente

Este índice relaciona através de numerários os ativos e passivos de mesmo prazo de liquidez, sendo um dos métodos mais utilizados para avaliar a solvabilidade de uma empresa saldar seus compromissos em dia.
Trata-se indistintamente todos os itens do ativo circulante, considerando na realidade que cada item possui uma liquidez distinta da liquidez de qualquer outro item.
Nas palavras deSanvicente (1987, p. 177-178):
O que importa não é o que existe no ativo e no exigível numa determinada data, mas a velocidade com que, a partir dessa data, os ativos serão convertidos em dinheiro, sem reduções de valor, e os passivos circulantes chegarão ao seu vencimento. Isso significa que, para efeitos práticos, devemos conjugar ao uso do índice de liquidez corrente o emprego de outrosíndices que reflitam essa velocidade.

1.2.2 Índice de Liquidez Seca

O quociente deste índice equivale a uma tentativa de compensar os defeitos do índice de liquidez corrente, excluindo do ativo circulante o item “estoques”, ou seja, o ativo de realização mais problemática dentro desta categoria.
Sanvicente (1987) comenta que na verdade, em condições acessíveis os estoques são adaptadosem contas a receber, e estas em caixas e bancos, após um determinado tempo, e por isso mesmo, de maior incerteza. Há ainda a lembrar as situações dos estoques em uma face de liquidação. Excluindo as circunstâncias excepcionais, uma liquidação do estoques tende a ser vendido com grandes descontos sobre o valor custeado, intuitivamente reduzindo a sua contribuição para a liquidez da empresa.
Nessecaso, precisamos comparar este índice com índices de empresas do mesmo ramo de atividade. O índice de liquidez seca, por fim, é bastante conservador para que se possa apreciar a situação financeira da empresa.
O banqueiro gosta muito deste índice porque se eliminam os estoques. O estoque é o item mais manipulado no balanço. O estoque pode tornar-se obsoleto a qualquer momento. Ele ainda é, àsvezes, um item perecível.
Segundo Martins; Neto (1985, p. 246):
Visando, dessa maneira, extrair da análise de curto prazo da empresa a baixa liquidez dos estoques e das despesas antecipadas, criou-se o índice de liquidez seca, que é obtido mediante o relacionamento dos ativos circulantes de maior liquidez com o total do passivo circulante total.

1.2.3 Índice de Liquidez ImediataEste índice tem por sua vez mostrar o quanto a empresa dispõe imediatamente para saldar as dívidas de curto prazo, para efeito de análise, é um índice sem muito destaque, pois relacionamos dinheiro com valores, que vencerão em datas mais variadas possíveis, embora sejam todas de curto prazo.
A liquidez imediata é um índice que não se enquadra na regra “quanto maior, melhor”. A empresa deverá mantercertos limites de segurança.
Para Martins; Neto (1985) constitui-se no índice de liquidez menos importante, é interpretado de forma crítica. É obtido mediante a relação existente entre o disponível e o passivo circulante.

1.2 ÍNDICES DE RENTABILIDADE

1.3.4 Margem Operacional Líquida

Tem a finalidade de indicar o êxito alcançado pela empresa, ou seja, indica o quanto...
tracking img