INDICADORES EPIDEMIOLOGICO

830 palavras 4 páginas
INDICADORES EPIDEMIOLOGICO: Indicador de Saúde que revela a situação de saúde (ou um aspecto dela) da população ou de um indivíduo; é montado a partir de dados referenciados no tempo e espaço e pela sua forma de organização e apresentação, facilitam a análise e o olhar com significância sobre a realidade, através de sua simples leitura ou através do acompanhamento dos dados no tempo.
A Vigilância Sanitária utiliza muito, no seu dia a dia e em seu planejamento, “Indicadores de Saúde” e “Indicadores Ambientais” e por vezes “Indicadores de Produção”, “Indicadores Demográficos” e “Sócio-Econômicos”. Quanto aos tipos de indicadores mais usados:
Proporção, índice ou distribuição proporcional: é a relação entre frequências atribuídas de determinado evento, sendo que no numerador é registrada a freqüência absoluta do evento que constitui subconjunto daquele contido no denominador que é de caráter mais abrangente. Exemplo:
Número de óbitos por doenças cardiovasculares em relação ao número de óbitos em geral.
Distribuição Proporcional = Nº parcial de casos ____x 100
Nº total de casos
As Variáveis/ Indicadores de Saúde mais usados são:
MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores Básicos; a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional. INCIDÊNCIA: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, são o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na

Relacionados

  • 000321250
    66045 palavras | 265 páginas
  • Lei tributária estado de mg
    169639 palavras | 679 páginas
  • Avaliação em Saúde
    149746 palavras | 599 páginas