INDICADORES EDUCACIONAIS

9774 palavras 40 páginas
Artigo a ser apresentado no XIII Encontro Regional de Economia - ANPEC Sul 2010
11 a 13 de agosto de 2010 - Porto Alegre/RS

ANÁLISE DE POLÍTICA PÚBLICA DE ABERTURA DE ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL NA REDUÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE VIOLÊNCIA COM
UTILIZAÇÃO DE MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS POR PROPENSITY
SCORE MATCHING
Rogério Allon Duenhas∗
Marco Túlio Aniceto França
Flávio de Oliveira Gonçalves

Resumo: O artigo mostra o impacto da atuação do Programa Comunidade Escola sobre dimensões de violência levantadas do questionário de diretores de escolas municipais da primeira fase do ensino fundamental da Prova Brasil 2007. O programa mostrou impacto positivo sobre as relações intra-escolas como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade, tráfico de drogas dentro da escola. Aumenta a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas como ação de gangues e vandalismo.
Abstract: This paper tests the impact of Comunidade Escola Program on some violence aspects obtained by the primary school principal’s answers to Prova Brasil 2007. This program showed positive result according to some characteristics such as the improvement of the relationship among pupils, decreasing crime against propriety and occurrence of drug dealing into school. There is a rise in principal sensibility about out of school violence such as gangs and vandalism.

1‐ Introdução
A violência é uma das maiores fontes de desconforto nas sociedades modernas. As pesquisas de opinião revelam que a segurança é a segunda maior preocupação dos brasileiros1, perdendo apenas para o desemprego. Essa preocupação com a segurança é justificada pelo aumento da violência nas cidades brasileiras nos últimos anos. O problema da violência no Brasil é alarmante, sobretudo para faixa etária compreendida entre (12-18 anos), que evoluiu entre os anos de 1997-2007 de 24,4 para 28,8 mortes para cada 100.000 adolescentes. Esse é o número médio

Relacionados

  • CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    30973 palavras | 124 páginas
  • trabalho em equipe
    19289 palavras | 78 páginas
  • Gestão
    21470 palavras | 86 páginas
  • Lei tributária estado de mg
    169639 palavras | 679 páginas