Indicadores economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICES ECONOMICOS.
Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população.
Cada um tem uma metodologia diferente, e a medição é feita por diversos órgãos especializados, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a FGV (Fundação Getulio Vargas) e a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Entre as diferençasde método, estão os dias em que os índices são apurados, os produtos que incluem o peso deles na composição geral e a faixa de população estudada.

IPCA
Índice de Preços ao Consumidor Amplo: calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado em 1980, com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comercio para o publico final. O IPCA é considerado oíndice oficial de inflação do país.
Como é calculado o IPCA: O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos.
O IPCA mede a inflação para que parcela da população: o indicador reflete o custo de vida defamílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.
Para que é usado o IPCA: é utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência paraverificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

INPC
Índice Nacional de Preços ao Consumidor: é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde setembro de 1979.
Ele é obtido a partir dos Índices de Preços ao Consumidor regionais e tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida dapopulação.
Como o INPC mede uma faixa salarial mais baixa que o IPCA (até 6 salários mínimos, diante dos 40 salários mínimos do IPCA), a alteração de preços de serviços e produtos mais básicos é mais sentida neste índice.
Como é calculado o INPC: o período de coleta do INPC vai do dia 1o ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadoras deserviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos.
O INPC mede a inflação para que parcela da população: Abrange famílias com rendimentos mensais entre 1 e 6 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do municípiode Goiânia.
Para que é usado o INPC: O índice é utilizado para negociação de reajustes salariais.

TJLP
Taxa de Juros de Longo Prazo: é o custo básico dos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos projetos do setor produtivo. Por isso, a taxa é acompanhada trimestralmente pelo mercado financeiro, que deveria também ser conhecida por toda apopulação. A TJLP é calculada de acordo com a meta de inflação calculada para os doze meses completos seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa de juros, e também de acordo com o risco-país do Brasil. A TJLP tem vigência de um trimestre e, por isso, o valor da taxa é divulgado a cada três meses, até o último dia útil do trimestre.
Apesar de não ser conhecida por boa parte da população, a TJLPincide na vida de muita gente, já que é utilizada como indexador básico de contratos de financiamento do BNDES e para operações com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), como o seguro–desemprego e o abono salarial, oferecidos pelo Ministério do Trabalho (Governo Federal).

IGP
Índice Geral de Preços: medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registra a inflação de preços desde...
tracking img