Indicadores de viabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMETÍCIOS
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS


Indicadores empregados para análise de viabilidade de projetos

As concretização das estratégias organizacionais de uma empresa ou de qualquer projeto, está dependente da gestão adequada de indicadores para sua viabilidade e sucesso, prevenindo os riscos.Nesse sentido, a responsabilidade financeira aumenta permanentemente e a sua mensuração é obrigatória para determinar a viabilidade de um projeto ou investimento. Embora hoje, o uso de uma das ferramentas de análise,o cálculo do ROI, não é contudo uma “moda” recente. Já em 1920 a Harvard Business Review referia o ROI como a medida de análise essencial para conhecer o valor do resultado deinvestimento de capital. O seu conhecimento antecipado tem um impacto importante não só no seio da organização que gere o processo de investimento, como também junto de potenciais investidores. Para além da “venda” interna e externa de um projeto, é fundamental o seu acompanhamento, pois da uma forma clara sobre o impacto no negócio face às metas pré-definidas.
Para cada tipo de projeto, deve-se verificarqual o melhor método para avaliação da alternativa a ser utilizada e como será aplicado. O risco não será eliminado, mas poderá ser minimizado mediante o emprego adequado de técnicas não limitadas de análise.
Os principais indicadores de análise de projetos de investimentos são dividimos em:
1. Indicadores associados à rentabilidade do projeto (VPL; VPLa; TIR; IBC e ROIA).
2.Indicadores associados ao risco do projeto (TIR; PAYBACK).

✓ TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

Por definição a taxa interna de retorno de um fluxo de caixa é a taxa a qual o valor presente do fluxo é nulo (FILHO, 1992). Geralmente a TIR é definida para períodos anuais; corresponde a uma taxa de desconto que iguala o valor atual das entradas líquidas de caixa ao valor atual dos desembolsosrelativos ao investimento líquido (BRAGA, 1995).
A TIR é um dos principais métodos de análise de investimentos, seja para avaliar a viabilidade de projetos ou acompanhar e comparar a rentabilidade de investimentos. Também é utilizado para se conhecer a taxa de juros de empréstimos e financiamentos (BRANCO, 2002).
A TIR pode ser calculada pela equação abaixo:
[pic]


Onde:[pic]= fluxo de caixa, em R$, no ano [pic];
[pic]= taxa interna de retorno (TIR);
[pic]= corresponde ao total de períodos ou prazo de duração do projeto (assumindo-se 10 anos).
A TIR deve ser comparada com uma taxa de rentabilidade mínima exigida em face do risco do projeto. Se essa TIR for maior ou igual à taxa mínima estipulada, a proposta de investimento poderá seraprovada. Já se a TIR for inferior à taxa mínima estipulada, a proposta deve ser rejeitada porque a sua implementação afetaria negativamente a rentabilidade global da empresa (BRAGA, 1995).
Quando a taxa interna de retorno é maior do que a taxa mínima de atratividade (TMA), significa que o investimento é economicamente atrativo, ou seja, o valor presente líquido é positivo (TIR>TMA= VPL(+)). Quandoa TIR é igual à TMA, o investimento está economicamente numa situação de indiferença (TIR=TMA =VPL(0)). Porém, se a TIR é menor do que a TMA, o investimento não é economicamente atrativo, pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno (TIR 1 à aceitar o projeto.
• Se IL < 1 à rejeitar o projeto.
O índice de lucratividade ignora as diferenças deescala de projetos mutuamente excludentes. Sendo o índice de lucratividade maior que 1 (um), utiliza-se o projeto maior (BREALEY E MYERS, 1992).
Se o índice for 1, significa que os benefícios líquidos de caixa gerados pelo projeto zeram o investimento inicial, o projeto gerará um ganho adicional. Se o índice for menor do que 1, o investimento inicial não será recuperado no período...
tracking img