Indicadores de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como apresentar e acompanhar indicadores de Recursos Humanos (HR SCORECARDS)
Um indicador sem acompanhamento e parâmetros de comparação passa a ser simples números sem expressão nenhuma. A partir do momento em que se é inserido uma meta, e os resultados podem ser comparados e de nada vai adiantar você traçar as metas se não agir para cumpri-las.
O acompanhamento regular de um plano de açãodurante o ano corrente é fundamental para saber se você está na direção de sua meta ou se afastando dela.
 Através de 1 ou 2 planilhas de Excel são possíveis efetuar um bom controle e acompanhamento de cada indicador, e ainda ter uma boa apresentação de cada um dos indicadores.
 Primeiramente vamos entender o que vem a ser um Dashboards (ferramenta que ensinarei a ser criada em Excel para controle evisão geral dos dados).
 Os scorecards e dashboards fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Tipicamente, são gerados para os gerentes e executivos que precisam de uma visão geral do negócio e consideram primordial dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais.
Um dashboard deve conter o máximo deinformação num menor espaço possível, e para isso são usadas combinações de tabelas, gráficos, medidores, painel, formatações condicionais, bordas e cores de fundo para que os dados sejam visíveis e de fácil compreensão de leitura.
 Quando estabelecemos um indicador, e nos propomos a acompanhar a evolução para tentar melhorar sua performance, possivelmente os índices são conhecidos e já é bem fácilestabelecer uma meta para o ano.
 Todo indicador deve obrigatoriamente ter um valor de meta inicial, e semestralmente ou quando melhor convier podem ser efetuados ajustes por forças ou causas não contempladas quando estipulado as devidas metas.
 Vamos considerar um determinado indicador, por Exemplo: Absenteísmo.
Para a construção da ferramenta, inicialmente iremos efetuar uma criação de umatabela, contendo qual o indicador a ser monitorada como título, uma indicação para saber a direção melhor para este indicador, os meses do ano em questão distribuída em colunas, juntamente com o Histórico caso exista e a média de meta considerada durante o ano em questão.

Esta primeira ferramenta será somente para controle do analista, mas sempre é bom que a visualização seja de fácil compreensão.Mesmo numa tabela, podemos através da função de formatação condicional efetuar diferenciações na forma de apresentação dos números (como cores em vermelho abaixo da meta e azul para metas atingidas).

Através da tabela, podemos construir um gráfico de linhas que nos dará futuramente um sparkline de nosso dashboards. Esse gráfico de linhas mostrará a tendência no decorrer dos meses, e pode-seaplicar um plano de ação para eventuais números abaixo da meta, quando for conveniente, com a finalidade de estabelecer uma melhora no indicador.
 Através do primeiro quadro, podemos então montar um painel com todos os indicadores da empresa, somente com os dados que iremos acompanhar.
 
Efetuar vínculos entre as planilhas sempre é um bom recurso para que não se digite valores errados, e nestecaso, as três primeiras colunas podem direcionar para a planilha onde se encontre os valores correspondentes ao nosso indicador.
 A formatação condicional aqui também pode ser importante para uma boa visualização, pois mostrará cores diferentes para desempenho de cada um dos indicadores.
  
Considere que os dados acima estão nas colunas A, B, C e D, e localizadas na linha 13.
Uma parte daplanilha será usada para manipulação dos dados do quadro acima, e que será automaticamente atualizado dentro dos dashboards, conforme quadro em laranja abaixo.

Na coluna de nome ponteiro, na área laranja, utilizaremos como base da posição em que se encontramos em relação a nosso objetivo, sendo que a primeira linha ficará oculta no projeto final.
A coluna Categoria será nossa Guia, e que ficará...
tracking img