Indicadores de produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1



1.0 INTRODUÇÃO





A indústria da construção e montagem em todo o mundo tem buscado incessantemente a melhora da sua produtividade e no Brasil não poderia ser diferente, a produtividade afeta diretamente tempos e custos de qualquer projeto e em tempos de globalização a competição entre indivíduos e empresas tem levado ambos a rever processos e conceitos emempreendimentos no mundo todo. Na verdade poucos indivíduos tem conhecimento do real significado da palavra globalização, é sabido, porém que ela envolve tudo o que está acontecendo seja na economia, política ou ciência, enfim tudo o que estamos acostumados a vivenciar. Um dos fatores que mais contribui para a globalização é a internet, cada vez mais presente na vida das pessoas a rede mundial decomputadores tem difundido avanços e tecnologias até então desconhecidos da maioria dos indivíduos. A industria epecista brasileira tem pela frente um grande desafio, acompanhar o desenvolvimento do Brasil devido a melhora da situação econômica, a estabilidade política, e o aumento da demanda por bens e serviços. Seja no mercado interno seja no mercado externo fatores ocorridos na ultima década vemcausando um aumento da procura por bens e serviços e aumentou o descompasso entre o que somos em termos de industria da construção e montagem e que queremos ser para nos tornarmos cada vez mais competitivos. Um dos pontos mais delicados neste assunto e que será o objeto deste trabalho são os métodos pelos quais realizamos as medições na indústria da construção e montagem, se levarmos em conta que o quenão é medido não pode ser avaliado, constatamos no Brasil hoje uma defasagem em relação a outros países desenvolvidos indicadores de produtividade mais bem desenvolvidos e utilizados em larga escala.


A indústria Brasileira de EPC – “Engineering Procurement and Construction” (Engenharia, Suprimento Construção e Montagem), encontrou um grande obstáculo para aumentar a sua produtividade, amedição dos seus indicadores. A falta de dados, assim como a cultura da não medição e a ausência do feedback por parte dos trabalhadores do campo, contribuem para que a industria brasileira da construção permaneça a um passo atrás das concorrentes internacionais. É notório o desenvolvimento industrial do país, contudo, observaremos ao longo deste trabalho que a padronização de indicadores dedesempenho não está presente em grande parte da industria epecista, desta forma, faz-se necessária uma maior coleta de dados para se montar um banco e a base estatística para estudos mais detalhados. O presente trabalho visa fornecer uma visão atualizada do estado da arte no que tange aos conceitos de indicadores de produtividade na área de construção e montagem, assim como citar quais os indicadoressão os mais utilizados, e o sistema de métricas desenvolvido pela UFF/CII com apoio da PETROBRAS disponível na Escola de Engenharia, no LAMIS (Laboratório de montagem industrial e soldagem.
Nota-se o pouco material disponível no meio acadêmico retratando sobre o assunto conceitos de produtividade e seus indicadores, na indústria da construção e montagem, razão pela qual se dá a importânciadeste trabalho para a academia, assim como para as empresas que hoje realizam as suas medições de produtividade de forma precária e deficiente, com indicadores desatualizados, desta forma o trabalho contribuirá para a indústria da construção e montagem seja como referencia bibliográfica servindo de orientação e fonte de consulta para empresas, seja como instrumento de medição tomando como base osindicadores e sistemas descritos, visando auxilio aos gestores de obras, ajudando-os a trabalhar com indicadores mais atualizados e específicos para as suas respectivas áreas.

1.2 ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO

Este trabalho será dividido em seis capítulos, organizados de maneira que possibilite o entendimento do tema abordado de forma clara seguindo uma ordem baseada nos principais...
tracking img