Indicadores de políticas públicas


Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Ciências Sociais



TRABALHO FINAL DE INDICADORES SOCIAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Tema: Desigualdade e Pobreza




Disciplina:Indicadores de Políticas Públicas.
Docente: Prof. Dr. José Alexandre
Discente: George Bruno Machado Leão;




Goiânia, junho de 2011.

Resultados de uma má distribuição de renda.
Nos últimos anos apolítica brasileira tem explorado com muitos recursos novas formas de abrir as políticas sociais para o maior número de pessoas possíveis, lançando novas políticas públicas, programas, projetos para seaproximar ao máximo a um Estado de bem-estar social onde estas políticas são principais nas agendas governamentais. Programas no Brasil como Fome Zero e Bolsa Família foi definidor para a mudança destatus no país com relação a mudança de desigualdade e pobreza nacional, visto que foi um programa social que atingiu toda a rede nacional mudando a vida de milhões de pessoas dando uma novaoportunidade para viver em uma maior dignidade com as ajudas de custo que o governo propicia.
Para ser o mais fiel possível a questão, usaremos de indicadores que possam sintetizar a realidade, utilizando deconceitos sólidos para este não perder nenhuma de suas importantes características, que são: validez, confiabilidade, sensibilidade, especificidade, periodicidade, inteligibilidade. A escolha doindicador basicamente fornece um papel metodológico de diretriz por qual rumo tomaremos a atual pesquisa, onde definindo os principais indicadores, podemos definir a forma de uso dos dados para conciliarcom a nossa análise.
A discussão sobre a pobreza é bastante complexa visto que é muito complicado você definir os valores de pobreza, e mais, de como caracterizar uma pessoa como pobre ou não eainda sim sabemos que é praticamente impossível enquadrar realmente todos os pobres em um grupo e os não-pobres em outro. Ainda mais pela dificuldade em definir o conceito de pobreza em si, por qual...