Indicadores de desempenho ambiental – ida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Introdução

A preocupação formal com o Meio Ambiente é recen¬te na história da humanidade, tendo se manifestado mais a partir dos anos 1960. Alguns encontros mundiais fo¬ram realizados desde então, indicando o interesse pelo tema. Em 1972, foi realizada uma conferência mundial sobre Meio Ambiente, em Estocolmo. Em 1992, foi re¬alizada a ECO-92, no Rio de Janeiro, promovida pela UNCED(United Nations Conference on Environment and Development). Nesta reunião, foi elaborada a Agen¬da 21, que passou a ser opção de referência na implan¬tação de programas e políticas de preservação do Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável. Outros dois en¬contros de importância ocorreram em Kyoto, em 1998, no qual se discutiu o impacto das emissões gasosas ao meio ambiente, e em Johanesburgo naÁfrica do Sul (Rio + 10), em 2002, a conferência das Nações Unidas sobre ambiente e desenvolvimento sustentável.
A Eco-92 foi um marco histórico – a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Seu ineditismo fez com que o encontro resultasse em documentos-referência, e a continuação de sua agenda é um dos objetivos da Rio+20.
A Agenda 21 estabeleceu que ospaíses do mundo devam desenvolver medidas para melhorar a qualidade de vida, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras. A preservação das florestas, o desenvolvimento de substitutos para as substâncias que destroem a camada de ozônio (como o CFC), o estudo para descobrir novas fontes de energia renováveis e combustíveis alternativos, a proibição da pesca predatória e a diminuição dolixo produzido são alguns dos compromissos assumidos.
A Rio + 10 teve o principal objetivo de avaliar os acertos e falhas nas ações relativas ao meio ambiente mundial, nos últimos dez anos. A partir da avaliação, estabeleceram-se metas para os próximos dez anos.
Como pressões legais e públicas têm crescido neste tema, há necessidade de um índice para medir e comunicar este desempenho ambiental,pois informações de indicadores monitoram ciclos de melhoria contínua, comunicam seus resultados e podem subsidiar iniciativas de classificação e recuperação de áreas, traduzindo claramente a situação ambiental dos municípios e assim possibilitando aos governantes, técnicos, gestores e habitantes, priorizarem as ações municipais e regionais que melhorem e enriqueçam a vida urbana.



II.Indicadores de Desempenho Ambiental – IDA

Os indicadores de desempenho ambiental visam minimizar os impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades. Esses indicadores referem-se ao uso de recursos naturais demonstrados em valores monetários e em valores absolutos de quantidade ou consumo, considerando também as iniciativas de gerenciamento ambiental, os impactos significativosrelacionados ao setor da atividade e as respectivas ações de minimização.
O estabelecimento de indicadores de desempenho ambiental tem sido o foco de atenção de diversos estudos em todo o mundo.
Todos vêm realizando pesquisas e empreendendo ações para o estabelecimento de indicadores eficientes.
Como referência conceitual à seleção de indicadores de desempenhoambiental emerge a norma ISO 14031 – "Gestão Ambiental – avaliação do desempenho ambiental diretrizes" (NBR ISO 14031, 2004) que trata especificamente das diretrizes para a avaliação de desempenho ambiental e a adoção de indicadores de desempenho ambiental, a qual lista mais de 100 indicadores ilustrativos.
A NBR ISO 14031 descreve duas categorias gerais de indicadores a seremconsiderados na condução da Avaliação de Desempenho Ambiental: Indicador de Condição Ambiental (ICA) e o Indicador de Desempenho Ambiental (IDA), o qual é classificado em dois tipos: Indicador de desempenho gerencial e operacional.








III. Grupos de Desempenho Ambiental

Os dados que compõem o Índice de Desempenho Ambiental, indicam aspectos que possam definir avaliações do grau de...
tracking img