Indicadores da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O indicador Myers-Briggs-Lessa

Tudo mundo que, aqui no Reino Unido, já se candidatou a um emprego cheio de frescuras, já passou por uma avaliação de personalidade conhecida como MBTI, deMyers-Briggs Type Indicator.

Trata-se de um indicador de tipos básicos baseado nas teorias de Carl Jung e é o resultado da labuta incansável de Katherine Cook Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers. Ambaspassaram 40 anos pesquisando e catalogando os diversos tipos de personalidade das pessoas, levando em conta suas diferentes atitudes diante do mundo e da vida. Em 1962, finalmente, as duas resumiramseu trabalho num questionário que identificava 16 tipos de personalidades diferentes.

Não. Não somos tão originais ou complexos como pensávamos. Ao menos aos olhos e à diligência das duas Briggs.Não vamos além dos 16 tipos ou protótipos. Dezesseis tipos baseados em combinações de quatro pares de temperamento. Em geral, segundo mãe e filha cientistas, mostramos uma pronunciada preferência por aomenos duas características de cada par.

Daí o entusiasmo de empregadores apreciadores de coisas da ciência e assinantes, suponho, da Seleções do Readers' Digest. Há gente que tem suas dúvidasquanto ao real mérito do MBTI. Eu sou uma. Principalmente depois que soube que nenhuma das duas Briggs envolvidas no esquema jungiano possuía qualquer tipo de treinamento psicológico. Para não falar dofato de que os testes carecem de validade estatística.

Tomando conhecimento dessa variedade de psicometria, resolvi dar minha colaboração ao MBTI, visto que também, feito as duas, não tenhotreinamento psicológico e sou um desastre em matéria de estatísticas.

Que fique claro: a BBC não recorre, em hipótese alguma, ao MBTI. Seus critérios são rigorosamente diferentes. E mais não digo.

AoMBTI, pois, e minha colaboração dada a ele.

Segundo esse indicador, o primeiro par de temperamentos diz respeito à preferência das pessoas aos mundos interno e externo. Essas pessoas podem ser...
tracking img