Indicador ph natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU




QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA














| ||











BAURU, 17 DE SETEMBRO DE 2012
1. INTRODUÇÃO
Os pigmentos extraídos de vegetais podem, em sua maioria, ser utilizados como indicadores naturais de ácido-base.Um indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração com a finalidade de testar a acidez ou a basicidade de substâncias. Neste relatório será utilizada, como indicadornatural de ácido-base, a solução aquosa de extrato de repolho roxo, onde suas substâncias denominadas antocianinas, que estão presentes na seiva de suas folhas, são as principais responsáveis pelamodificação da cor na presença de substâncias ácidas ou básicas.


2. OBJETIVOS
Este relatório tem por objetivo registrar as informações sobre o experimento realizado sobre o uso de repolho roxocomo indicador natural de meio ácido, base e neutro, aprimorando assim o conhecimento referente ao tema abordado.



3. MATERIAIS E REAGENTES
Para este experimento, foi utilizado:
- umcopo plástico de medida – marca Injetemp;
- três copos de vidro de 350 ml;
- uma seringa de 20 ml;
- uma colher de chá;
- uma garrafa pet de 600 ml;
- um funil;
- sapão em pó –marca Ariel;
- vinagre de álcool claro – marca Toscano;
- repolho roxo;
- água filtrada;
- um fogão e
- um recipiente de aço com tampa.


4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Noprimeiro passo foi cortado três folhas de repolho roxo (as folhas da camada externa) em pedaços pequenos e colocados no recipiente de aço, em seguida foi adicionada 230 ml de água filtrada norecipiente e levado ao fogo (alto) por aproximadamente três minutos. Durante estes três minutos o recipiente permaneceu tampado, conforme orientação do professor para ocorrer a infusão. Após os três minutos...
tracking img