Indicador acido-base caseiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indicador ácido-base de suco de repolho roxo

























Resumo:

Para fazer o indicador de ácido-base de suco de repolho roxo, inicialmente precisamos de umrepolho roxo, picamos em pedacinhos bem pequenos, em uma panela colocamos 1 litro de agua levamos ao fogo, quando ferver desligamos o fogão, e com cuidado colocamos o repolho roxo, deixamos esfriar ecoamos, e assim temos um indicador ácido-base, colocando uma solução acida no indicador ele ficara vermelho, uma solução alcalina fraca ficara azul, e caso coloque uma solução de uma substanciaalcalino forte ficara verde.





Introdução:

O repolho roxo serve como indicador ácido-base, pois possui antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma gama de cores que variam em função dopH da solução em que é aplicado. Ao picar bem o repolho roxo aumentamos sua área de contato, assim quando jogarmos na agua fervendo ira reagir melhor, passando mais pigmentos para a agua, coamos aagua para tirar as partículas maiores, restando apenas a solução de repolho roxo que é um indicador ácido-base. Colocando vinagre a solução ficara vermelha, pois é uma solução de acido acético, secolocar a Hidróxido de sódio ficara verde, pois é uma é uma solução de base forte.



Objetivo:

Produzir um indicador ácido-base caseiro, feito de repolho roxo usando utensílios domésticos.Protocolo Experimental

Materiais:

Repolho bem roxo

Faca

Tabua de madeira

Panela

Coador

1 litro de agua

Vinagre

Hidróxido de sódio

FogãoLimão



Procedimento:

Colocamos a água na panela e levamos ao fogo, depois pegamos o repolho roxo e com a faca picamos em pedaços bem pequenos com a ajuda da tábua. Quando a água ferver,desligamos o fogo e jogamos o repolho dentro, esperamos até esfriar. Após isso coamos, e testamos varias soluções para ver se é ácida, base ou neutra.



Resultado experimental:

Os resultados...
tracking img