Independncia dos EUA e das Treze colõnias

826 palavras 4 páginas
LÍGIA LUCENA DA SILVA
RA: 1106367

Independência das Treze Colônias e EUA

Centro Universitário Clarentiano
Curso : Licenciatura em História
Disciplina:História da América II
Profª : Edgar Bruno Franke Serratto

Taguatinga – DF
03/03/2014

Independência das Treze Colônias
Os colonos ingleses estabelecidos nas Treze Colônias procuravam ampliar seus negócios coloniais e áreas de influencia na América.
As Treze Colônias Inglesas foram as primeiras a reivindicar o fim da monarquia, graças ao seu diferenciamento tanto em aspectos culturais como em aspectos governamentais. Entre 1756 e 1763, ocorreu um conflito conhecido como Guerra dos Sete Anos, que envolveu vários países europeus e onde os colonos ingleses enfrentaram os colonos franceses na América. Tanto a Inglaterra como os colonos ingleses saíram vitoriosos, afastando a presença francesa nas Índias Orientais.
A Inglaterra saiu fortalecida do conflito, e com a maior marinha mercante, porém, teve altos gastos e para pagar essas despesas, os ingleses por meio de seu parlamento, aumentaram sua interferência nas Treze Colônias, fortalecendo sua política mercantilista. Essa prática se manifestou por meio de uma série de leis, que provocaram grande descontentamento entre os colonos americanos:





Lei do Açúcar de 1764
Lei da moeda de 1764
Lei do Selo de 1765
Lei do Chá de 1773

Os colonos que já estavam descontentes, não aceitaram a imposição da ultima lei, e muitos passaram a boicotar o chá substituindo por outras bebidas, como café. Os protestos dos colonos contra a ingerência da metrópole ampliaram rapidamente, manifestações de descontentamento ocorreram em várias localidades.
As tensões entre colonos e as autoridades inglesas aumentavam, a cada dia, os colonos por sua vez reuniram-se clandestinamente em uma assembleia, formando o
Primeiro Congresso Continental, organizado na Filadélfia, na Pensilvânia, em março de
1774. Os colonos nesse momento ainda não cogitavam

Relacionados

  • asasf
    423 palavras | 2 páginas
  • Processo de Independencia dos Eua
    613 palavras | 3 páginas
  • Independencia eua
    2623 palavras | 11 páginas
  • historia
    2724 palavras | 11 páginas