Independencia do mexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No início do século XVI, a partir do desembarque de Hernán Cortés, a civilização asteca foi invadida e conquistada pelos espanhóis. Introduzida de forma acidental pelos conquistadores espanhóis, avaríola devastou a Mesoamérica em 1520, matando milhões de astecas, incluindo o imperador, e foi-lhe creditada a vitória de Hernán Cortés sobre o império asteca. O território tornou-se parte do impérioespanhol, sob o nome de Nova Espanha. Mas devido a divergências políticas e religiosas com a coroa a nação passa a exigir a sua independência, O imperador Napoleão I colocou o seuirmão José Bonaparte no trono espanhol em 1808, e as ligações da Espanha com as suas colônias americanas enfraqueceram,ou seja o momento era propicio.
Essa ideologia revolucionaria começou a crescerno inicio do século XIX ate que o Padre Miguel Hidalgo y Costilla toma a frente da revolução.

Miguel Gregorio Antonio Ignacio Hidalgo y Costilla Gallaga Mondarte Villaseñor (Pénjamo, 8 de maio de1753 — Chihuahua, 30 de julho de 1811) foi umreligioso liberal, considerado o pai da nação mexicana, declarou a independencia do mexico e 16 de setembro de 1810 na pequena cidade de Dolores Hidalgo,(grito de Dolores) e liderou o primeiro grupos de insurgentes, dizem que ele chegou a liderar um exercito de 30 mil homens e mulheres. Seu grito de guerra era Viva la independencia, viva la Virgen deGuadalupe. Muera el mal gobierno, Em Dezembro de 1810 é declarado herege e é perseguido pelos realistas (grupo que matavam aqueles que apoiavam a rebelião) e traído por Ignacio Elizondo (insurgente quepassou para o lado realista) foi preso e julgado na cidade de Chihuahua,foi fuzilado em 30 de julho de 1811, Os seus restos mortais foram trasladados para a capital com todas as honras, após ainstauração da Primeira República em 1824. Encontram-se actualmente depositados na célebre Coluna da Independência.
Após a morte de Hidalgo, a liderança foi assumida pelo também padre José María Morelos,...
tracking img