Independencia das colonias da america espanhola e do haiti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Independência das colônias da America espanhola e do Haiti
 Crise colonial
* Raízes do processo emancipatório
A partir do século XVIII, o sistema colonial implantado na America por espanhóis e portugueses foi afetado por uma série de transformações, em que alguns elementos entraram em conflito com a ordem colonial estabelecida, e o sistema entrou em crise.
 Elites coloniais X metrópole
Osistema colonial promoveu a exploração das riquezas das colônias para beneficiar os governos e comerciantes metropolitanos, mas depois do primeiro século de colonização esse padrão passou a ser contestado por colonos que entraram em conflito com as autoridades coloniais que cumpriam as determinações da metrópole. As raízes desses conflitos estavam inseridas nas condições internas do própriosistema colonial, pois para que a metrópole pudesse continuar explorando as riquezas das colônias eles precisavam incentivar o desenvolvimento da economia colonial, mas ao fazer isso os colonos acabavam adquirindo maior poder socioeconômico para continuar lutando por seus interesses e contra a exploração da colônia feita pela metrópole. A maioria dessas revoltas foi promovida pelas elites coloniais, quelutaram para defender seus interesses, colaborando para colocar em crise o colonialismo mercantilista.
 Capitalismo industrial e mercantilismo
Alem das condições especificas que motivaram as diversas revoltas coloniais, outro fator básico que contribuiu para essa crise foi o choque entre as características do colonialismo mercantilista e as práticas econômicas do capitalismo industrial doséculo XIX.
Para o capitalismo não era interessante que a colônia fosse dominada politicamente pela metrópole, ou seja, não era conveniente a existência do monopólio, assim como a produção dependente de varias formas de trabalho compulsório tendente para o escravismo também não era um bom negocio para o capitalismo.
Necessidade de mercado livre
Na lógica do capitalismo, para que os donos dasindústrias pudessem aumentar as suas vendas de produtos para lugares distantes era necessário que houvesse mercado livre, mas países como Espanha e Portugal impunham em suas colônias na America o monopólio comercial. Tudo isso era desfavoráveis aos interesses dos industriais europeus que desejavam vender seus produtos diretamente aos mercados consumidores.
Critica ao trabalho escravo
As mudançasprovocadas pelo industrialismo e pelo pensamento iluminista também geraram uma critica ao trabalho escravo, alem das razões humanistas eles também argumentavam o fato d que os escravos sem receberem salários pelo seu trabalho não poderiam participar do mercado consumidor que os europeus queriam aumentar, sem falar que o dinheiro gasto na compra dos escravos deixava de ser aplicado em atividades ligadaso consumo industrial. Dessa forma o colonialismo mercantilista se opunha ao capitalismo industrial, pois o capitalismo tinha como base o livre comercio e o trabalho assalariado já o mercantilismo tinha como base o monopólio e em partes o trabalho escravo.
 Rompimento
* Lutas pela independência hispano-americana
No inicio do século XIX, a monarquia espanhola mantinha domínio colonial sobre aregião dividida administrativamente em quatro grandes vice-reinos, eram eles Nova Espanha, Peru, Nova granada, e Prata e quatro capitanias, Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.
As lutas pela independência dessas regiões se desenvolveram durantes as três primeiras décadas do século XIX, ale disso não se tratou de um único movimento emancipatorio, mas sim de vários processos emancipatorios.
Fatores motivadores
Apesar dessa fragmentação destacam-se elementos comuns que contribuíram para que as colônias buscassem a independência e se lançassem em confrontos bélicos coo a Espanha.
Difusão das ideias liberais
O pensamento liberal do iluminismo que influenciou na independência dos estados unidos e influenciou grupos que promoveram a revolução francesa também se espalhou entre os setores...
tracking img