Independencia da america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antígua e Barbuda
Antiga e Barbuda, oficialmente Reino das Ilhas de Antígua e é um país independente das Américas constituído por 37 ilhas situadas entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. É constituída por duas grandes ilhas, Antigua e Barbuda ), e outras seis ilhotas: Great Bird, Green, Guinea, Long, Maiden, e York; além de outras 29 ilhotas desabitadas. Separada por poucas milhasmarítimas, o arquipélago constitui as Ilhas Leeward das Pequenas Antilhas, na América central; cerca de 17° norte da Linha do Equador.
Os primeiros habitantes das ilhas surgiram a cerca de 4.400 anos, mas há apenas 619 anos; em 1493, elas foram descobertas por Cristóvão Colombo que as batizou, e colonizou em nome do reino da Espanha. Até 1667 quando foram vendidas à Inglaterra, as quais perteceram até aindependência do país em 1981. Desde então Antígua e Barbuda se tornaram um dos 196 países reconhecidos pela ONU, além de uma das últimas 44 monarquias da atualidade, um dos 25 microestados, países com uma área menor que 1.000 quilometros quadrados, e um dos 16 reinos da Commonwealth, a liga de ex-colônias inglesas que reconhecem a Rainha Elisabeth II como sua chefe de estado.
Antígua e Barbuda sãotambém um dos 46 países que tem o inglês como seu idioma oficial e um dos seis a adotar o Dólar do Caribe Oriental como sua moeda. Sua população em 2012 é de 88 mil habitantes, ocupando a posição 175 na lista de países por população; desses, cerca de 30% vivem em Saint John's que com 26 mil habitantes, é a capital e maior cidade do país.

Argentina
As notícias da Independência dos EstadosUnidos e da Revolução Francesa insertaram idéias liberais na América Latina. A Argentina começou seu processo de independência da Espanha em 25 de maio de 1810, em um episódio denominado Revolução de Maio, empenhando-se em guerras contra os espanhóis e seus partidários (realistas); a revolução não teve uma calorosa acolhida em todo o vice-reino: outras regiões do Rio da Prata estavam tão interessadasem se tornarem independente de Buenos Aires como da Espanha. Em 1811 o Paraguai produziu sua própria declaração de Independência.
Em 1812 as vitoriosas batalhas em que Manuel Belgrano libertou Tucumán e Salta asseguraram o êxito da independência e permitiram que José Gervasio Artigas reunisse o primeiro Congresso da Independência em Arroyo de la China, atual Concepción, Uruguai, em março e abrilde 1815. As campanhas militares lideradas pelo general José de San Martín e Simón Bolívar entre 1814 e 1817 incrementaram as esperanças de independência da Espanha, que foi declarada finalmente em Tucumán em 9 de julho de 1816 Esta é a data oficial da independência da Argentina apesar das comemorações se darem em 25 de Maio fazendo referência ao início do processo de independência que começou em1810.
Em 1820, José de San Martín preparava um exército destinado a libertar o Chile e o Peru declarando sua independência. Em 26 de junho de 1822 celebrou-se a histórica reunião com Simón Bolívar. Os ventos (e os líderes) da Independência da Argentina sopraram para as demais colônias espanholas na América do Sul.
Declaração da independência
Os argentinos consideram San Martín — que realizou acampanha de independência da Argentina, Chile e Peru — como herói de sua emancipação e "Pai da Pátria".
Após a derrota dos espanhóis, as disputas internas se deram entre os 'unitários' e os 'federais'. Iniciou-se um longo conflito para determinar o futuro da Nação. Em 1820, com a Batalha de Cepeda, iniciou-se um período de autonomias provinciais e guerras civis sendo que a união entre asprovíncias só se manteve graças aos chamados tratados interprovinciais. Na prática as províncias eram autônomas por cerca de 40 anos. Os caudilhos provinciais dominaram o mapa político e manejavam seus redutos com exércitos próprios.

Bahamas
A indústria do turismo teve início em meados do século 19 com o apoio do governo à construção de hotéis e serviço subsidiado de navios a vapor. O turismo...
tracking img