Independência das colônias (americana, inglesa e espanhola)

Tema: Independência das Colônias:
* Americanas;
* Inglesas;
* Espanholas.

Nome: Nº

Série:

Descolonização das Américas
Descolonização das Américas se refere aoprocesso pelo qual os países das Américas ganharam sua independência do domínio europeu, onde os próprios colonos decidiram separar-se da potência colonial e declarar a independência dos outros países.A descolonização começou com uma série de revoluções no final do século XVIII e início do século XIX. O status quo, em seguida, prevaleceu por mais de um século, com exceção da independênciade Cuba (cuja guerra pela independência culminou com a Guerra Hispano-Americana). A descolonização da América lançou um processo de descolonização global que foi concluída no século XX dando lugar a modernosEstados nacionais.
Independência das colônias Inglesas
Entre 1756 e 1763, ingleses e franceses se envolveram na Guerra dos Sete Anos, iniciada por causa da disputa de fronteiras entre suas colônias naAmérica do Norte e na Índia. A Inglaterra aliou-se à Prússia para combater a França e seus aliados: Áustria, Rússia, Espanha e Saxônia.
Diversas batalhas foram travadas na Europa, na Ásia. Nascolônias inglesas da América do Norte, os indígenas se aliaram tanto aos franceses quanto aos ingleses e tiveram papel ativo nos combates.
Derrotada, a França cedeu aos ingleses o Canadá, o vale do Ohio eparte das Antilhas. Os espanhóis, que auxiliares os franceses na América, receberam deles o oeste do Mississipi, mas tiveram de ceder a Flórida à Inglaterra.
Independência das colônias Espanholas
AIndependência da América Espanhola foi resultante das transformações nas relações entre metrópole e colônia e da difusão das idéias liberais trazidas pela Revolução Francesa e pela independência dosEUA. Recebe influência também das mudanças na relação de poder na Europa em conseqüência das guerras napoleônicas.
As causas (motivos) foram feitas através de movimentos liberais, liderados pelos...
tracking img