Independência das colônias (americana, inglesa e espanhola)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Independência das Colônias:
* Americanas;
* Inglesas;
* Espanholas.

Nome: Nº

Série:

Descolonização das Américas
Descolonização das Américas se refere aoprocesso pelo qual os países das Américas ganharam sua independência do domínio europeu, onde os próprios colonos decidiram separar-se da potência colonial e declarar a independência dos outros países.A descolonização começou com uma série de revoluções no final do século XVIII e início do século XIX. O status quo, em seguida, prevaleceu por mais de um século, com exceção da independênciade Cuba (cuja guerra pela independência culminou com a Guerra Hispano-Americana). A descolonização da América lançou um processo de descolonização global que foi concluída no século XX dando lugar a modernosEstados nacionais.
Independência das colônias Inglesas
Entre 1756 e 1763, ingleses e franceses se envolveram na Guerra dos Sete Anos, iniciada por causa da disputa de fronteiras entre suas colônias naAmérica do Norte e na Índia. A Inglaterra aliou-se à Prússia para combater a França e seus aliados: Áustria, Rússia, Espanha e Saxônia.
Diversas batalhas foram travadas na Europa, na Ásia. Nascolônias inglesas da América do Norte, os indígenas se aliaram tanto aos franceses quanto aos ingleses e tiveram papel ativo nos combates.
Derrotada, a França cedeu aos ingleses o Canadá, o vale do Ohio eparte das Antilhas. Os espanhóis, que auxiliares os franceses na América, receberam deles o oeste do Mississipi, mas tiveram de ceder a Flórida à Inglaterra.
Independência das colônias Espanholas
AIndependência da América Espanhola foi resultante das transformações nas relações entre metrópole e colônia e da difusão das idéias liberais trazidas pela Revolução Francesa e pela independência dosEUA. Recebe influência também das mudanças na relação de poder na Europa em conseqüência das guerras napoleônicas.
As causas (motivos) foram feitas através de movimentos liberais, liderados pelos...