Independência das 13 colônias inglesas da américa do norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1237 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Independência das 13 colônias inglesas da América do Norte

Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. De acordo com o historiador René Remond, “é impossível compreender o desenvolvimento da àrvore sem se observar primeiro a semente lançada a terra e as suas primeiras germinações”.
Quando osprimeiros navios de colonos ingleses chegaram ao território onde se instalariam as 13 colônias inglesas na América, encontraram tribos indígenas que eram semi – nômades e tinham como base alimentar a pesca enquanto os colonos ingleses tinham o objetivo de se estabelecer de modo sedentário ocupando longas faixas de terra com a agricultura o que fazia a convivência entre os dois grupos passar por choquesde interesses pois a medida que os colonos ingleses cresciam em número iam penetrando o interior do território repelindo as tribos indígenas gerando conflitos entre os dois grupos.
Vocês lembram de como foi a chegada dos portugueses ao Brasil e o seu contato com os índios? Houve resistência por parte dos índios?
________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

________________________________________
Vocês lembram quais eram os princípios iluministas? A ocupação do território americano é coerente com estes princípios? Justifique sua resposta.____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

________________________________________
Apesar das 13 colônias terem como características comuns o idioma inglês e a subordinação à Inglaterra elas tinham diferenças acentuadas:Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas na Europa. Chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características: predominância do trabalho livre, a pesca, atividades manufatureiras, policultura (plantio de diversas espécies de alimentos) e comércio triangular comas Antilhas e com o litoral da Àfrica ocidental.
O que era comércio triangular?
Os colonos ingleses adquiriam melaço nas Antilhas e o trocavam por escravos na África. Por este motivo usa-se a expressão: comércio triangular já que este processo econômico passava-se por 3 (três) locais: as colônias americanas , as Antilhas e Costa da África Ocidental.
Colônias do Centro: Reuniam característicasdo norte e do sul e se caracterizavam como uma sociedade cosmopolita e heterogênea formada por ingleses, holandeses, escoceses, alemães e suecos. A base econômica era a agricultura que era mais variada que nas outras regiões.
Colônias do Sul: Ocupava a porção do território mais propício a agricultura de produtos que interessavam a Inglaterra como o tabaco, algodão, arroz e índigo (planta da qualse extrai corante para tecidos). A atividade econômica principal tinha como base o latifúndio votado para a exportação e utilizava a mão-de-obra servil e escrava. Apesar o cultivo do algodão as atividades manufatureiras eram pouco desenvolvidas o que levava os colonos dessa região a importarem roupas e móveis da Inglaterra. Os colonos do Sul por serem mais ligados à metrópole pelo comércio eramvistos pelos moradores de outras áreas como mais conservadores.
Ao longo do século XVII, o envolvimento da Inglaterra em guerras pela Europa tornou-se um dos grandes fatores explicativos de toda liberdade política e econômica concedida às Treze Colônias.
O processo de independência das 13 colônias inglesas teve início após a Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) travada entre Inglaterra e França...
tracking img