Independência da áfrica e asia

Independência Africa e Asia

A descolonização afro-asiática não foi um processo unico, ocorrendo de duas maneiras: A independência via pacífica e via armada.
No caso da via pacífica, aindependência da colônia era realizada de formar devagar pela metrópole, com a concessão da autonomia politica e administrativa da colonia, mantendo-se o controle econômico do novo país, criando, dessa forma,um novo tipo de dependência.
As independências que ocorreram pela via da armada resultaram da intolerância das metrópoles em conceder a autonomia às colônias. Surgiam as lutas de emancipação,normalmente relacionadas com o socialismo, que levou as independências.
Após a independência a África ainda tinha seus maiores problemas, a maioria gerado pelo tráfico de escravos e os quase cem anos dedominação. Esse problemas acabaram causando diversas crises e guerras civis. Uma delas é a guerra no Congo uma guerra civil causada pelas empresas de mineração, a guerra terminou com a derrota dasforças separatistas, que resultou em uma ditadura que durou até 1997.
Todas essas guerras que aconteceram na África causaram no mundo um movimento preconceituoso de “salvar a África”, levando acreditarque no continente africano só há dirigentes africanos corruptos, senhores de guerra, tribos, exploração infantil, mulheres maltratadas e vítimas de mutilação. Mas a África em si, não quer ser salva,ela gosta da ajuda dos países ricos, mas parece que a ajuda não é sincera, mas um meio de autoafirmação da “superioridade” cultural dos outros países. Os próprios africanos estão trabalhando paralevar o país ao desenvolvimento, e eles querem que o resto do mundo saiba.
Na África do Sul, em 1948 foi constituído o apartheid, uma política segregacionista, que restringia os direitos dos negros,entre eles, acesso à posse de terra, participação política, acesso à áreas ou serviços restritos apenas aos brancos(praias, ônibus, escolas) e proibia casamento inter-racial.
O líder de um grupo de...
tracking img