Independência brasielira - jurandir malerba . resenha

Fundação Educacional Unificada Campograndense ( FEUC)

RESENHA CRITICA
MARCELO CURTY



RIO DE JANEIRO
OUTUBRO - 2011

MARCELO CURTY

RESENHA CRITICAResenha critica sobre o texto Esboço crítico da recente historiografia sobre a independência do Brasil (c. 1980-2002)"de Jurandir Malerba apresentada a Professora Márcia da disciplina Brasil Impériodo curso de História


RIO DE JANEIRO
OUTUBRO - 2011

MALERBA, Jurandir (org.). A Independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006
O texto "Esboço crítico darecente historiografia sobre a independência do Brasil (c. 1980-2002)"de Jurandir Malerba faz a introdução ao livro "A Independência Brasileira", lançado em 2006, organizado, também, por Malerba. Notexto resenhado são mostradas varias visões historiográficas sobre o período colonial, provando não haver ainda um consenso em relação ao contexto que levou a emancipação brasileira.
O texto de 34paginas, aqui resenhado esta dividido em temas, os quais são: nação; unidade; periodização; "caráter" da independência; camadas populares; o "sentido" da independência; considerações finais: centrando ofoco nos agentes da independência; bibliografia.
A recente historiografia abriu caminhos paras novas vertentes e assuntos até então ignorados ou pouco explorados, e ainda que sejam temas decorrentesou que possam parecer já totalmente esgotados novas abordagens surgem, como é o caso explorado no texto sobre a independência brasileira em relação a Portugal, ainda que possa parecer um tema jábastante abordado o autor faz criticas e expõe novos rumos a serem tomados.
Um dos primeiros pontos a serem abordados no texto é a uma divisão feita na historiografia e como isso influencia nos estudossobre a independência brasileira, um mais tradicional e outro influenciado pela nova historiografia. Malerba,também, procura fazer novas interpretações de fatos históricos como a transferência da...
tracking img