indentificaçao de nucleo, nucleolo e cromatina

349 palavras 2 páginas
° SUMÁRIO:
° INTRODUÇÃO
° OBJETIVOS
° EQUIPAMENTOS
° PROCEDIMENTO
° CONCLUSÃO

° INTRODUÇÃO

Devido à sua reduzida espessura, a membrana plasmática não, é visível ao microscópio de luz comum, embora alguns métodos indiretos permitam detectar sua existência. Entre suas várias funções, a membrana plasmática delimita o meio intercelular, selecionando as moléculas que devem ou não penetrar na célula. Assim, esta aula prática tem por objetivos demonstrar a presença da membrana em células eucariontes vegetais e animais, bem como observar o comportamento da membrana plasmática quanto sua permeabilidade seletiva e diferentes substâncias e tratamentos.

° OBJETIVOS:

Demonstrar a presença da membrana em células vegetais e animais; observar o comportamento da membrana quanto a sua permeabilidade seletiva a diferentes substâncias e tratamentos.

° Materiais, equipamentos e reagentes:

cebola, água destilada, lâmina, lamínula, NaCl 3%, microscópio.

° Procedimento:
Experimento 3: Efeito da diferença de concentração Retire um fragmento da epiderme da cebola e coloque sobre uma lâmina; Cubra com 1 gota de água e coloque 1 lamínula; Observe ao microscópio em 4x, 10x e 40x;

Em seguida retire a lamínula, seque o excesso de água e coloque uma gota de solução de NaCl 3% sobre a epiderme; Observe ao microscópio em 4x, 10x e 40x.

Agora retire a lamínula e a epiderme que você observou. Coloque-a em outra lâmina limpa com 2 gotas de água destilada; Observe ao microscópio em 4x, 10x e 40x.

CONCLUSÃO

°Que nome se dá ao movimento de água através da membrana plasmática?

osmose

° Qual a diferença entre os fenômenos de difusão e osmose?

A difusão molecular de um solvente ocorre no sentido inverso, ou seja, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada. Quando esta

Relacionados