Indústria sabonetes glicerinados

Páginas: 31 (7572 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
http://www.passoponto.com.br/ultimas/fabricacao-de-sabonetes-glicerinados-ideias-de-negocios.html

Apresentação do Negócio
Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão, mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade. Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo a Roma, na Itália, ondeanimais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O ano de 1878 foi um marco na história do desenvolvimento dos sabõesmodernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.
O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o usodo sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos
Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.
Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário,mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infecções na mesma.
Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente. O nome "sabonete" teve origem na França, onde se iniciou a confecção de sabões nos quais eram inseridas cores e aromas. A palavra em francês é "SAVONETE".
Nadécada de 50, com o desenvolvimento da indústria química e o ajuste das fórmulas, foi constatado um baixo índice de alergia ao uso de sabonetes, além de uma diminuição em seu custo. A função do sabonete consiste em emulsionar e suspender pequenas partículas sólidas da pele, que, desta forma, são eliminadas junto com a água, diminuindo o ressecamento da pele. À composição dos sabonetes podem serincorporados óleos vegetais ou minerais. Com o passar do tempo, as indústrias químicas desenvolveram sabonetes menos agressivos à pele, como os sabonetes de glicerina.
Outras indústrias também auxiliaram esse desenvolvimento, criando equipamentos que tornaram a mão-de-obra das fábricas de sabonete mais rápida e eficiente. Atualmente, podemos preparar nossos próprios sabonetes, utilizando bases que sãodissolvidas artesanalmente, adicionando a eles cores e aromas e ainda moldando-os em várias formas e tamanhos diferentes.
A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Os ácidosgraxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia.
Mercado
Esse é um mercado ainda pouco desenvolvido no Brasil, com uma participação de 12,5% ainda. Mas trata-se de um mercado que movimentou R$ 1,9 bilhão no ano de 2007 e cresce a uma taxa de 17% ao ano, de acordo com dados doInstituto AC Nielsen.
Considerando os números indicados no parágrafo acima, poder-se-á perceber que é um mercado que apresenta espaço para crescimento.
No entanto, o empreendedor deve ficar atento, pois a concorrência com os grandes grupos fabricantes é bastante expressivo, portanto, deve-se encontrar métodos alternativos para colocar seu produto no mercado.
Localização
A localização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sabonete glicerinado
  • Plano de negocios industria de sabonetes
  • Sabonetes
  • sabonete
  • Sabonetes
  • sabonete
  • Sabonete
  • Sabonetes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!