Indústria rolex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

1. INTRODUÇÃO

A indústria Rolex Ltda. apresenta um saldo negativo em seu orçamento no mês em questão, sendo assim, deve contratar um novo profissional que viabilize soluções capazes de positivar o saldo orçamentário da empresa. Este por sinal deve possuir habilidades, capazes de direcionar a área financeira da empresa de um modo geral, preocupando-se como tudo o que sediz respeito a este item. Este também deve possuir funções/atividades na área em que passa a atuar,dentre as quais é a obtenção de lucros, análise, avaliação, tomada de decisões, verificação, busca, observância ,dentre outras atividades, no que concerne a este setor da empresa. Também, deve possuir conhecimentos em matemática financeira, considerando que esta disciplina é indispensável em suaatuação para solução de problemas, dessa forma também o profissional deve se correlacionar com a área contabilista da empresa, julgando que esta área oferece informações necessárias à tomadas de decisões.
Considerando o que dito antes do saldo negativo da empresa, agora com a nova contratação, pode-se ser refeito, trazendo agora um saldo positivo, amparado ao fluxo de caixa - ferramentaimportante para uso de tomada de decisões. Vê-se agora um orçamento diferente, do que dantes foi orçado, capaz de alavancar as operações da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

Q.1 O gestor financeiro é o profissional responsável por direcionar a empresa na área financeira, amparado a técnicas adquiridas e de procedimentos de trabalho. O novo gestor a ser contratado para ocupar a vagada empresa deve possuir habilidades financeiras, devendo este se preocupar com os riscos financeiros existentes, e aplicar da melhor forma possível todos os valores monetários retidos, buscando a liquidez, destacando que o mesmo deve elaborar um planejamento financeiro (plano de trabalho), capaz de controlar de perto entradas e saídas de recursos de caixa monetários, de todos departamentos daempresa, e junto com à contabilidade analisar os dados financeiros, elaborar relatórios de gerência e previsões financeiras.

Q.2 O novo profissional da empresa deve estar atento a obtenção de lucros, já que, todas as atividades da empresa envolvem recursos. Suas funções atividades baseiam- se em coordenar as atividades, avaliar a condição financeira da empresa, analisar a capacidade deprodução, tomar decisões estratégicas, verificar fluxo de caixa, gerar oportunidades de investimentos, buscar sempre o equilíbrio e níveis desejáveis de ativos circulantes e entre ativos correntes e não correntes, evitar desperdícios,e gastos financeiros, observar quando, como e quanto investir, captar recursos para financiamento dos ativos, executar metas ou planos da empresa, tendo em vistafinanciamentos a curto e longo prazo, com estrutura de capital, observando fontes confiáveis e viáveis de financiamento.

2.2 Conhecimentos do gestor financeiro aliado à área matemática e contábil

Q.3 Certamente o conhecimento de matemática é de grande valia para o profissional atuar na área de finanças, pois a matemática é imprescindível para se compreender os cálculosfinanceiros e é a chave para a resolução de diversos problemas.
Temos tais exemplos:
Se a Rolex Ltda vai descontar um título no valor de 1.000 faltando 5 meses para o seu vencimento e a empresa vai descontar em uma instituição financeira que cobra uma taxa comercial de de 1% ao mês, para tal, o cálculo ficaria o seguinte:
Dc =1.000,00 . 0.01. 5 = 50,00
No casoo valor do título descontado ficaria de:
Vc= 1.000,00.(1-0.01.5)= 950,00

A empresa precisa fazer um empréstimo, para tal caso o gestor irá analisar a taxa de juros dos bancos, um banco A oferece uma taxa de juros de 10,50% a. m.e um banco B ,11% a.m. Assim sendo, o gestor financeiro deverá avaliar também os encargos financeiros produzidos pelo banco no instante e...
tracking img