Indústria farmoquímica produção de sinvastatina

Páginas: 18 (4264 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE QUÍMICA ORGÂNICA
TECNOLOGIA ORGÂNICA

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

LIANA FERRAZ FRAGA

Porto Alegre, 5 de julho de 2007
1 - Introdução:

A Ciência Farmacêutica já demonstrou a sua suma importância para o desenvolvimento de novos fármacos e esquemas terapêuticos, a qual caminhou junto com odesenvolvimento do pensamento científico médico. Com o advento da química moderna, técnicas de síntese química orgânica e a pesquisa na área de tecnologia farmacêutica, demonstrou-se que a industrialização dos medicamentos – formas farmacêuticas industrializadas com parâmetros de qualidade e eficácia comprovados contendo moléculas bioativas ( fármacos ) - era a principal forma de, em alguns aspectos,tratar enfermos com produtos farmacêuticos com qualidade total.
A indústria farmacêutica desenvolveu-se junto ao progresso da medicina e ao avanço da pesquisa médica, química, biológica e farmacológica, a partir do século XIX. A fabricação industrial de medicamentos envolve atividades de extração, purificação, síntese química, procedimentos de fermentação e o processamento farmacêuticopropriamente dito, contando, com distintas fontes de matérias-primas. Embora os farmoquímicos (matéria-prima originária da síntese química de materiais orgânicos) sejam a principal, outras matérias-primas também são contempladas, obtidas a partir
do isolamento de substância medicamentosa encontrada em material botânico integral ou em seu extrato (fitoterápicos), bem como o emprego crescente dematérias-primas de origem biotecnológica (obtidas a partir de processos que utilizem a biologia molecular).
Na América Latina, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado de vendas em farmácia. Apesar da retração do mercado brasileiro dos últimos anos, o segmento de produtos farmacêuticos ainda é significativo e em recuperação.
Tendo o sistema farmacêutico tal importância ética e dada a recenteconfiguração de uma nova política pública farmacêutica, o presente trabalho pretende mostrar de forma sucinta o mercado farmacêutico enfatizando a produção do fármaco Sinvastatina.

2 - Análise de Mercado e Competitividade:

Esta primeira etapa do trabalho consistirá em uma apresentação do mercado farmacêutico representado pelas farmácias, aquisições governamentais e mercado ético.
No Brasil,o setor farmacêutico esteve presente em diversas propostas de políticas governamentais. Estas políticas visavam principalmente o desenvolvimento interno da indústria, com o intuito de reduzir a dependência externa, bem como ampliar a acessibilidade aos medicamentos. Em 1945 o Brasil suspendeu a patente de produtos farmacêuticos e em 1969 a de processos farmacêuticos. Esse foi o prelúdio daformação de uma indústria farmacêutica nacional baseada na cópia e não na pesquisa e desenvolvimento (P&D). Durante o período em que não reconhecia o direito a patentes de medicamentos, o Brasil experimentou o crescimento da categoria dos similares.
Na década de 90, o mercado farmacêutico, até então dominado pelas grandes multinacionais, foi marcado pela entrada dos países emergentes (Índia, China,“tigres asiáticos”), que criaram um ambiente favorável para a inserção de suas empresas farmoquímicas/farmacêuticas no mercado mundial. A partir deste fato, as estratégias de mercado, então pautadas no domínio de mercado e monopólio de lucro máximo, começaram a ser questionadas. Os altos investimentos nos blockbusters (empresas com maiores mercados) evidenciaram o seu caráter de alto risco paraas empresas, desafiadas pela ampla introdução dos genéricos, e pela superação em vendas das estratégias “me-too” ou ‘me-better”, (especificidades moleculares diferentes, mas atividade terapêutica semelhante à do produto original) dos concorrentes, uma vez que a absorção do know-how tecnológico para capacitar a produção de cópias dos produtos inovadores, associada a uma política de P&D...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria farmoquimica
  • Administração da Produção na Indústria do vestuário.
  • produção na industria gráfica
  • Metodologia produção numa indústria metalúrgica
  • Industria Farmacêutica na produção de injetáveis
  • Industria automotiva- producao felxivel
  • produção de vinagre numa industria
  • Produção de Xisto na Indústria Petroquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!