Indústria de reciclagem de pneus inservíveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DARLEN RAQUEL MAIA DOS SANTOS
LAÍSA SUENE DA COSTA PENHA

INDÚSTRIA DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS.

Macapá-AP
2011

DARLEN RAQUEL MAIA DOS SANTOS
LAÍSA SUENE DA COSTA PENHA

INDÚSTRIA DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS.

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amapá,requisito para obtenção de notas parcial da disciplina Empreendedorismo para Engenheiros orientado pelo Professor André.

Macapá-AP
2011
INDÚSTRIA DE RECICLAGEM DE PNEUS
Introdução
Os pneus abandonados não são apenas um problema ambiental, mas também de saúde pública, pois acumulam água das chuvas, formando ambientes propícios à disseminação de doenças como a dengue e a febre amarela.
Paradeter o avanço desse lixo, é preciso reciclar. No entanto, a reciclagem dos pneus chamados inservíveis é um grande agravante na sociedade, tem grandes potencialidades para o desenvolvimento sustentável e consequentemente a diminuição de uma das grandes preocupações ambiental e social.

Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, taiscomo:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no Sindicato Patronal;•.
Para o novo empreendimento é necessário procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação alocalização), e também o Alvará de Funcionamento.

LOCALIZAÇÃO
A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, porém, não poderá trazer transtorno a comunidade, um bairro com maior viabilidade, será na Morada das Palmeiras.

ESTRUTURA

A estrutura básica deve contar com uma área que abrigará um galpão que será dividido em três áreas: galpão industrial, escritório, e os banheiros.Equipamentos do Galpão Industrial
Este tipo de atividade requer o uso de alguns equipamentos específicos, tais como:
• Triturador – Neste primeiro estágio o pneu é triturado para reduzir seu volume;
• Moedor/granulador – No segundo estágio do processo o pneu tem seu volume reduzido significativamente, para menos de 20mm;
• Mesa Vibratória – Os pedaços de pneus são carregados para a mesa vibratóriaque dispersão o material. Uma cinta de remoção de metal fica situada sobre ela, que possui um imã permanente que atrai os filamentos de aços harmônicos e os separa da borracha na fase prévia a moenda.
• Peneira: Classificação de pó de borracha (Pneu Moido), nas aberturas de tela de 4 mm e 2 mm e depois de 1,50 e 0,60 mm. Peneira eletromecânica retangular, equipada normalmente com 2 telas deseparação e sistema de autolimpeza das telas com esferas de borracha, medindo 3.000 mm de comprimento e com sua largura de 1.200 mm. Acionado por meio de 2 motovibradores de 4,00 CV cada um, proteção IP 65.
É válido lembrar, que a necessidade de se adquirir os mobiliários e os equipamentos que irão ser utilizados no escritório (computadores, fax, mesas, cadeiras, etc.).
INVESTIMENTO
Irá variar deacordo com a estrutura do empreendimento..

PESSOAL
A mão-de-obra básica deve contar com: gerente (empreendedor), secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.

MATÉRIA-PRIMA
Pneus com meia vida ou carcaças passíveis de recauchutagem têm valor positivo. Pneus não passíveis de recuperação têm valor negativo, normalmente pagam-se às empresas de limpeza urbanapara o recebimento do material.

OS PNEUS
A maior parte dos pneus, hoje, é feita de 10% de borracha natural, 30% de borracha sintética (petróleo) e 60% de aço e tecidos. Utilizam-se ainda materiais argilo-minerais e negro-de-fumo (carvão), com objetivo de se obter um material mecanicamente resistente, responsável pela coloração negra dos pneus.

COMPOSIÇÃO DOS PNEUS
Os pneus são...
tracking img