Indústria cimenteira

Páginas: 18 (4395 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
A indústria e o desenvolvimento sustentável
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
Diretor Editorial da Revista Banas Qualidade
Revista Banas Qualidade, novembro de 2003
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias e contém dois elementos essências: o conceito de necessidade, sobretudoas fundamentais dos mais pobres, que devem receber a máxima prioridade; e a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõem ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.
Alguns setores produtivos, como a mineração, siderurgia, papel e celulose, petroquímica e a indústria cimenteira, por exemplo, são mais poluentes do que outros.Dessa forma, qualquer processo de desenvolvimento só será válido se for baseado na sustentabilidade, pois sem isso acontecem sucessos imediatos, mas fatalmente o futuro ficará comprometido. Qualquer setor industrial que provoque a exaustão de seus recursos naturais em nome da riqueza ao curto prazo, causará dano à sociedade. Se o recurso for fundamental e não reposto, quer pela impossibilidadefísica, quer pela falta de meios financeiros, é possível que a pobreza se instale em regiões outrora prósperas de forma irremediável.
Quando o próprio processo de industrialização ou de urbanização resulta em dano ambiental, como a contaminação do ar ou de mananciais, mas ao mesmo tempo promove o desenvolvimento, a tendência é ignorar que o custo ambiental onerará a população por longos períodos,dezenas de anos. Um dia, a recuperação de passivos ambientais exigirá imensos gastos que passarão a onerar a população, que poderia ter aqueles recursos destinados a investimentos em outras áreas de maior retorno social ou econômico. O custo ambiental será sempre cobrado da população, seja sob a forma de perda de qualidade de vida, seja pelo aumento de gastos públicos ou privados.
Esses custos só seeliminam, ou se minimizam, se os planos e programas de ação contiverem a idéia de desenvolvimento sustentável, a noção de que o desenvolvimento perde sentido se for realizado às custas do esgotamento dos recursos naturais e em detrimento das gerações vindouras. Para se ter uma melhor idéia do que significa o uso exaustivo da natureza, pode-se lembrar que a cada ano são destruídos 20 milhões dehectares de florestas e perdidos 25 bilhões de toneladas de húmus, por causa da erosão, desertificação, salinização ou qualquer outro processo de uso degradante do solo. A salinização de solos atinge mais de 900 milhões de hectares em todo o mundo e a sua principal causa é a irrigação mal-feita: a utilização de água em excesso ou de água proveniente de reservatórios já salinizados. No nordestebrasileiro, mais de 4 milhões de hectares de áreas agricultáveis acham-se em processo de salinização. A terra torna-se estéril onde mais se precisa dela.
Um aspecto a observar é que o desenvolvimento sem sustentabilidade ainda é comum em países onde a questão ambiental não adquiriu a prioridade necessária. As principais razões disso são a pobreza e a falta de conhecimentos que compatibilizem o uso e apreservação dos recursos naturais, ou seja, a falta de informação e de educação ambiental. O conhecimento de técnicas preservacionistas deve ser transmitido à população. Deve-se ensinar, por exemplo, como fazer agricultura sem provocar erosão do solo, utilizar a madeira e ao mesmo tempo fazer o manejo florestal, ou empregar as reservas hídricas para consumo e irrigação sem esgotá-las. A faltadesses cuidados acaba por acarretar mais danos aos países pobres que aos ricos, visto que os últimos detêm conhecimentos tecnológicos cuja aplicação favorece a preservação do meio ambiente.
A siderurgia sem cuidados ambientais pode ser um grande foco de poluição. No Brasil, para cada tonelada de aço produzida, podem ser gerados 444,2 quilos de resíduos, incluindo escórias de alto-forno, resíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria cimenteira
  • Indústria cimenteira
  • Vantagens do Coprocessamento na Indústria Cimenteira
  • Indústria Cimenteira Em Minas Gerais
  • Eficiência energética na Industria Cimenteira
  • A importancia da NR 12 na industria cimenteira
  • Estudo da emissão de poluentes atmosféricos na indústria cimenteira
  • Cimenteira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!