Incumbências do ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO BÁSICO

Vivemos num mundo de sistemas, onde a política, a economia, religião, educação, cultura, etc. representam a pluralidade de elementos quecombinado/inter-relacionados compõem o maior dos sistemas, ou seja, a sociedade. Para a teoria sistêmica tecnicamente a sociedade e denominada de macrossistema e sua partes constitutivas são denominadas tecnicamentede subsistema.
A estrutura sistêmica máxima exige para seu bom funcionamento um conjunto de regras orientadoras, normatizadoras da vida em sociedade. Isso significa dizer que a base de sustentação domacrossistema vem traduzido na Constituição Federal.
A origem da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino (Parecer CFE nº 252/69) se insere no quadro mais amplo da política econômica,pós-golpe militar de 64, marcada pela dominação do capitalismo internacional, que passou também a nortear a educação brasileira visando adequá-la ao modelo de desenvolvimento econômico. Tal dominação incluíaalém da repressão, um modelo de aculturação imposto pelo imperialismo - a direção pelo consenso - que vinha sendo articulado na área educacional pelos Acordos MEC/USAID que delinearam a Reforma doEnsino Superior (Lei nº 5.540/68) e, posteriormente, a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus (Lei nº 5.692/71) que deveriam atender às necessidades de mão-de-obra qualificada do setor econômico de acordocomo a concepção economicista da educação: racionalidade, eficiência e produtividade. No contexto pós-golpe de 1964,
A administração pública e privada, em diferentes setores, submetia-se às exigênciasdo projeto de desenvolvimento nacional visado pela ditadura militar. Consequentemente, no âmbito do curso de Pedagogia, ganhava espaço a idéia de que o técnico em Educação tornava-se um profissionalindispensável à realização da educação como fator de desenvolvimento (SILVA, 1999:43).
Nessa ótica economicista de produtividade, foram reformulados os cursos de Pedagogia (pelo Parecer CFE nº...
tracking img