Incubadora de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas para a Incubadora

1) De quem / onde surgiu a iniciativa de se ter / fazer uma incubadora?

A idéia de criar uma incubadora de empresas no estado de Goiás foi estimulada pelo empresário Luiz Roberto Peretti. Em 2000, como presidente da Funtec (Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis), assistiu a uma palestra com o presidente das incubadoras da França, onde pôde perceber o quantoa união entre as universidades e a iniciativa privada poderia contribuir para o desenvolvimento Regional do Estado. Por conhecer a filosofia de trabalho e empreendedorismo da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), a instituição foi convidada para participar deste projeto. O Professor Edson Teixeira Álvares Júnior, Diretor-Geral da Universo/GO na data, tendo conhecido o programa incubadora deempresas nos USA, imediatamente apoiou esta idéia e se comprometeu com o programa.

2) Há quanto tempo a incubadora existe?

A incubadora de empresas da UNIVERSO foi formada por Ata de Constituição em 04 de junho de 2001, como uma UNE da universidade. A Incubadora de Empresas é promovida pela Universidade Salgado de Oliveira, em parceria com o SEBRAE. Esta parceria foi firmada através deconcorrência a Edital Público, em 2002, podendo também receber apoio institucional, firmado através de convênios, com toda e qualquer Instituição Empresarial e Profissional. Sua sede entrou em funcionamento em Dezembro de 2003.

3) Quem é o fundador?

A UNIVERSO aceitou o desafio e o projeto da primeira incubadora de empresas do estado; respondeu ao edital do Sebrae e foi contemplado. Este projetofoi incentivado pelo professor Edson Teixeira Álvares Júnior, Diretor-Geral da Universo/GO e criado pelo professor Arnott Ramos Caiado, atualmente diretor-geral da UNIVERSO, campus Recife, sob o apoio do CDT/UNB (Centro de Tecnologia da Universidade de Brasília).
O convênio de parceria entre a UNIVERSO e o Sebrae foi assinado em 2002. Na ocasião, foi estabelecido um termo de cooperação de apoiotécnico e financeiro entre as instituições para a implantação da incubadora. O evento contou com a participação de professores e diretores da UNIVERSO, de autoridades do Sebrae, representantes da Sectec (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás), Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás) e da Funtec (Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis).
Com a mudança do professorArnott para Pernambuco, a condução do projeto ficou a cargo do professor Leonardo Molinar, então Diretor de Extensão e Eventos e atualmente Diretor Acadêmico da UNIVERSO em Belo Horizonte.
Em janeiro de 2003 a Ekoa passou a ser gerenciada pela Sra. Maria Paula Luz, com experiência em atividade semelhante, em um condomínio empresarial, em Lisboa Portugal.
Em 2004 o professor Estêvão Daltro assumiua Diretoria de Extensão e Eventos e também a Diretoria da Ekoa.
Em 2005, a EKOA Incubadora de Empresas da UNIVERSO passou a reportar à Diretoria de Graduação Tecnológica, sendo hoje seu Diretor o professor Paulo Soares.

O significado do nome EKOA:

O nome EKOA tem origem em um dos diversos dialetos da língua Tupi e significa “morada, abrigo”. Este nome foi escolhido como uma homenagem daUNIVERSO aos primeiros “empreendedores“ que habitavam as nossas terras.


4) Qual é o critério para a seleção dos candidatos?

1. REGRAS BÁSCIAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
1.1. O ingresso de empreendimento na Incubadora é realizado necessariamente através de processo de seleção.
1.2. A seleção se processa em estrita conformidade com os princípios básicos de igualdade.
2. APRESENTAÇÃO DASPROPOSTAS E INSCRIÇÃO:
2.1. As propostas devem ser apresentadas em formulário próprio (carta consulta), atendidas as condições de preenchimento.
2.2. As propostas, acompanhadas dos currículos dos proponentes, devem ser entregues na Incubadora, em envelope lacrado contendo a identificação do empreendimento e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 20,00), até a data limite estabelecida...
tracking img