incotinencia urinaria

3010 palavras 13 páginas
Causas
Topo
A urina é local de constante formação de aglomerações microscópicas, ou seja, da acumulação de minúsculos cristais de substâncias orgânicas e minerais que não geram nenhum tipo de sintoma e que são eliminados com as micções, sem que sejam detectados. Todavia, por vezes, estes cristais têm uma concentração tão elevada que favorecem a acumulação e formação de aglomeraçöes sólidas de grandes dimensões, constituindo cálculos ou "pedras". Estes cálculos, que podem ser observados vista desarmada quando são eliminados através da urina, conforme o seu tamanho e localização, podem ficar retidos no interior das vias urinárias e obstruir o fluxo de urina, o que origina múltiplas repercussões.
A formação de cálculos costuma ser provocada pelo aumento da concentração de solutos na urina, o que pode ser originado quando os rins eliminam pouca água ou quando se segrega com a urina uma grande quantidade de determinadas substâncias, tais como cálcio ou ácido úrico.
De facto, qualquer circunstância que favoreça estes factores, como a ingestão de poucos líquidos, pode facilitar a formação de cristais e a sua acumulação. Para além disso, quaisquer alterações do pH da urina, ou seja, o aumento da sua acidez ou o aumento da sua alcalinidade, favorecem a aglomeração de concreções e o consequente crescimento dos cálculos.
Na prática, as causal mais frequentes de litíase urinária são as várias doenças renais e das vias urinárias, processos infecciosos e alterações anatómicas ou funcionais, o elevado consumo de cálcio ou de outros produtos, a existência de problemas no metabolismo que provoquem uma maior eliminação de determinadas substâncias na urina, o repouso absoluto durante um longo período de tempo e, como já foi referido, a reduzida ingestão de líquidos ou qualquer outra circunstância que determine um certo grau de desidratação e a consequente redução da eliminação renal de água.

Tipos de cálculos
Topo
Os cálculos de cálcio, nos quais este mineral é o

Relacionados

  • Cancer de bexiga
    1689 palavras | 7 páginas
  • Enfermagem
    9399 palavras | 38 páginas