Inconstituição e importância do campo da pedagogia

1603 palavras 7 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Aluno: Priscila Trinta da Silva - 1º Período
Turma: 4
Professora: Daiana Crús

Importância do Campo da Pedagogia
Introdução
Numa definição sintética, Pedagogia, palavra oriunda do grego (paidagogia), é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar.
A Pedagogia compreende um conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação baseados no estudo de idéias de determinada concepção de vida (filosofia), e no aprofundamento de algumas ciências humanas (psicologia, sociologia etc).
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Desde então, o ensino transformou-se em novas propostas educativas.
A definição do conceito de pedagogia passa pelo entendimento de dois outros componentes do ato educativo. O primeiro é a idéia de educação, que é uma situação temporal e espacial determinada em que ocorre a relação ensino-aprendizagem, seja ela formal ou informal. Em outras palavras, trata-se da transmissão de informações para que sejam armazenadas e transformadas em conhecimento.
Desenvolvimento
Os métodos de ensino sucederam-se uns aos outros, sempre no intuito de apresentar ao aluno uma aprendizagem de acordo com a sua faixa etária.
Com o bacharelado, o pedagogo tinha o direito de ocupar cargo de técnico de educação no Ministério de Educação, campo profissional muito impreciso quanto as suas funções. Com a licenciatura, o curso normal se constituía como seu principal local de trabalho, embora não exclusivo deste profissional, pois o diploma de ensino superior bastava para lecionar no curso normal, critério estabelecido pela Lei Orgânica do Ensino Normal.
No início dos anos 60, a educação brasileira teve a sua padronização com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- 4.024/61-, a qual foi promulgada depois de um longo processo de discussão, e no ano seguinte ocorreu a primeira regulamentação específica do

Relacionados