Inconsciente coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCONSCIENTE COLETIVO

O Inconsciente Coletivo ou a Psique Objetiva é o nome dado por Jung para os conteúdos da estrutura psíquica, a qual consta em todo ser humano e que se constitui de arquétipos.
Segundo Jung nascemos com uma herança também psicológica, que se soma à herança biológica. Ambas são determinantes essenciais do comportamento e da experiência do ser. Não podemos ser um produtosem história, em oposição ao corpo, no qual a história existe. O Inconsciente Coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal, é constituído não por aquisições individuais, mas por um patrimônio coletivo da espécie humana. Esse conteúdo coletivo é essencialmente o mesmo em qualquer lugar e em qualquer época, não varia de pessoa para pessoa .Como o ar, este inconsciente éo mesmo em todo lugar, respirado por todo o mundo e não pertencendo a ninguém. Os conteúdos do Inconsciente Coletivo são chamados de Arquétipos, condições ou modelos prévios da formação psíquica em geral. É a camada mais profunda do inconsciente.
Os arquétipos são sistemas de prontidão que são ao mesmo tempo imagens e emoções. São hereditários como a estrutura do cérebro. Na verdade é o aspectopsíquico do cérebro. Constituem, por um lado, um preconceito instintivo muito forte e, por outro lado, são os mais eficientes auxiliares das adaptações instintivas. Propriamente falando, são a parte ctônica da psique – se assim podemos falar – aquela parte através da qual a psique está vinculada a natureza, ou pelo menos em que seus vínculos com a terra e o mundo aparecem claramente. Osarquétipos são formas típicas de comportamento que, ao se tornarem conscientes, assumem o aspecto de representações, como tudo o que se torna conteúdo da consciência. Os arquétipos são anteriores à consciência e, provavelmente, são eles que formam os dominantes estruturais da psique em geral, assemelhando-se ao sistema axial dos cristais que existe em potência na água-mãe, mas não é diretamenteperceptível pela observação. Jung escreveu que cada uma das principais estruturas da personalidade seriam Arquétipos, incluindo a Persona, a Sombra, a Anima (nos homens), o Animus (nas mulheres) e o Self.
A persona é a forma como nos apresentamos ao mundo, por meio dela nos relacionamos com os outros. É por meio da persona que assumimos papéis sociais como pai, mãe, médico, professor, pastor etc. O termoPersona é vem da palavra latina equivalente a máscara, que se refere às máscaras usadas pelos atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam representando. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo. Jung chamou também a Persona de Arquétipo da conformidade. Entretanto, a Persona não é totalmente negativa. Ela serve para proteger o Ego e apsique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem.
Segundo Jung, a Sombra é o centro do Inconsciente Pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da consciência. A Sombra inclui aquelas tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a Persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Quanto mais forte for nossa Persona, e quantomais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos outras partes de nós mesmos. A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. A sombra é uma imagem do ego, visto que os conteúdos pertencem a pessoa, apenas não foram assimilados, o conteúdo não desaparece, fica na sombra.A Sombra é mais perigosaquando não é reconhecida pelo seu portador. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela Sombra sem o perceber. Quanto mais o material da Sombra tornar-se consciente, menos ele pode dominar. Entretanto, a Sombra é uma parte integral de nossa natureza e nunca pode ser simplesmente eliminada.
A sombra se origina no inconsciente...
tracking img