Inconfidencia mineira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inconfidência:
Significado- Falta de fé ou de fidelidade para com alguém, especialmente para com o Estado ou o soberano.
Infidelidade, revelação do segredo confiado.Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira foi uma revolta de um grupo de Mineiros contra os Portugueses, pois elesestavam sofrendo abusos políticos e com a cobrança de altas taxas de impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma serie de leis que prejudicava o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil.No ano de 1785 Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias e comercio em território Brasileiro.
Neste período era grande a extração de ouro em Minas Gerais. O ouro queo brasileiro encontrava deveria dar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo o ouro que eles encontravam para Portugal.
Com a grande exploração o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim aautoridades Portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época Portugal criou a derrama. Esta funcionava assim:cada região de exploração de ouro deveriam pagar 100 arrobas de ouro(1500 quilos)por anopara a metrópole.Quando as famílias não conseguia cumprir a quantia, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até cumprir o valor dito.
Aqueles que eram pegos comouro “ilegal” (sem ter pagado o imposto) sofria duras penas ,podendo ser até degradado para outro país (ser levado a força para o território Africano).
O objetivo da movimentação era libertar oBrasil de Portugal. A idéia principal era criar no Brasil uma república, com capital em São João Del Rei. Adotar uma nova bandeira, que teria um triângulo no centro com a frase latina: Libertas quaesera ta Mem
Os inconfidentes eram pessoas cultas e idealistas; alguns eram muito ricos. Entre eles se destacou um dentista, mascate, garimpeiro e alferes de cavalaria: Joaquim José da Silva Xavier,...
tracking img