Incofidencia mineira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inconfidência Mineira

            A partir da metade do século XVII, o Brasil tornara-se a principal colônia de Portugal, que impunha regras próprias do sistema colonial vigente e proibições próprias dos monopólios.  Com a descoberta do ouro, instigara-se ainda mais a cobiça e isso causou por parte da metrópole um controle político e administrativo redobrado sobre o Brasil.   O ouro brasileiroera embarcado em grandes carregamentos com destino à metrópole, e os brasileiros passaram a tomar consciência da importância do Brasil para a economia de Portugal e também da exploração colonialista.
    Ao mesmo tempo, era notável o fato de que, para explorar o Brasil, Portugal teve de promover seu desenvolvimento e crescimento, o que de certa forma criava condições para movimentosrevolucionários, nacionalistas e separatistas. O primeiro movimento que manifestou claramente a intenção de rompimento dos vínculos coloniais foi a Conjuração Mineira que ocorreu em Vila Rica, que atualmente se chama Ouro Preto, no ano de 1789. A cobrança de impostos era chamada de Derrama, quando acontecia a cobrança forçada dos impostos atrasados. Era uma medida odiada e temida por todos oshabitantes, que deveriam cobrir com seus recursos a quantidade que faltasse ou seria alvo de sérias penalidades.
            Como, devido à exploração excessiva, a produção havia diminuído, os impostos começaram a ser pagos em atraso, e a fiscalização foi ficando cada vê mais rígido. A Coroa entendia que o ouro estava sendo contrabandeado, quando, na verdade, a escassez devia-se ao esgotamento dasminas. O Governador da região cometia arbitrariedades e desmandos, criando um clima de revolta. As ideias dos filósofos que pregavam liberdade econômica e política eram amplamente divulgadas.  A independência dos Estados Unidos criou um exemplo que era almejado, e assim formou-se no Brasil um grupo de conspiradores que tinham como objetivo preparar nossa emancipação política. Os elementos que compunham ogrupo eram quase todos pertencentes a camadas superiores da sociedade mineira e interessados na independência, pois eram devedores à Coroa.
            Participavam desse grupo: os poetas Tomás Antônio Gonzaga, e Cláudio Manoel da Costa; os Coronéis Domingos Abreu Vieira e Francisco Antônio Oliveira Lopes, o Padre Rolim, o cônego Luís Vieira da Silva, o minerador Inácio José Alvarenga Pexoto e oalferes Joaquim José da Silva Xavier, que tinha o apelido de Tiradentes. Suas abdicações eram:
·        Proclamar independência, construindo uma república que teria como capital a cidade de são João Del Rei;
·        Criar uma Universidade em Vila Rica e instalar muitas outras escolas;
·        Desenvolver manufaturas por todo o país e desenvolver a agricultura, doando terras para o cultivo.Obs.: Não tinham planos para a Abolição da escravatura, e bandeira que pregavam era "Liberdade ainda que tardia".
            O plano de revolução foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, que em troca de informações, obteve perdão de suas dívidas para com a Fazenda Real. Ele não foi o único traidor a participar da traição, mas também, Inácio Correia Pamplona e Basílio de BritoMalheiros. Diante das informações da traição, os representantes da Coroa tiveram tempo de organizar suas tropas e reprimir o movimento.
            Todos os componentes da Conjuração foram presos, julgados e condenados. Alguns foram condenados à morte, mas a Rainha de Portugal, na época D. Maria, modificou a pena para degredo perpétuo. Só para Tiradentes, que era um dos mais pobres e humildes, é que a pena demorte foi mantida. Ele seria morto no Rio de Janeiro (21 de abril de 1792) , na forca e depois teria sua cabeça arrancada e o resto do corpo dividido e espalhado por vários lugares, seus descendentes foram julgados infames por várias gerações, o governador deu mostras com esse fato de poder, soberania. O movimento da Inconfidência não saiu vitorioso, mas saneou o exemplo e o desejo de liberdade,...
tracking img