Inclusão do Surdo em Escolas Regualres

3284 palavras 14 páginas
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares

Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir a problemática que envolve a inclusão do aluno surdo no ensino regular. O desafio que é para o aluno surdo frequentar uma sala de aula de ensino regular, desafio este que perpassa para o docente e demais colegas de turma. O estudo envolve uma pesquisa histórica da educação dos surdos, o surgimento das primeiras escolas especializadas até a inclusão em escolas regulares. Observando esses fatores, vale ressaltar que o atual atendimento ao surdo deve passar por uma reforma e atualização para atender suas reais necessidades e alcançar seus objetivos de modo eficaz. No âmbito educacional, a proposta de bilinguismo chama a atenção para o desenvolvimento integral do sujeito surdo, de forma que este desenvolva toda sua potencialidade.

Palavras-chave: Educação de surdos, educação inclusiva, bilinguismo.

Introdução

Objeto de discussões, a inclusão, representa um desafio tanto para alunos como para docentes, entidades governamentais e sociais. Tais discussões em torno do processo de inclusão dos deficientes nos sistemas de ensino é secular, mas só passou a ser amplamente disseminado após o encontro das nações na Espanha.
A partir da Declaração de Salamanca (1994), que trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais e a cooperação internacional proclamada pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos, (1990) o mundo voltou-se com mais veemência para as causas dos excluídos, entre eles os alunos com surdez (KONZEN, et al 2000).
A Declaração de Salamanca declara que: “toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas”.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva preconiza uma educação em que todos os alunos devem

Relacionados