Inclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTEGRAÇÃO X INCLUSÃO! EIS A QUESTÃO!
Ao citarmos inclusão e levantarmos essa bandeira, devemos nos atentar para questões que são pertinentes e importantes quanto ao tema.
Inclusão de criançasportadoras de deficiência ou com dificuldade de aprendizagem, ou com qualquer outra “particularidade” que as diferencie das outras crianças, têm seus direitos à inclusão, devem freqüentar escolasregulares e não mais escolas especiais que também são segregadoras.
Quando citamos uma criança especial, devemos analisá-la como um todo, inclusive suas potencialidades, suas necessidades, seus sonhos, seusanseios e toda sua esperança por uma vida igual em direitos, uma vez que é igual em obrigações.
Incluir ao pé da letra é adicionar, é manter todos no mesmo espaço, entretanto integrar tem um pesomuito maior que apensas incluir.
Integrar é preocupar-se verdadeiramente com essas crianças, é querer e proporcionar a elas o mesmo crescimento, por mais que tenha limitações.
Integrar é proporcionaras mesmas oportunidades, é trabalhar a aceitação, o não pré-conceito, porque nós professores diante de todas as dificuldades da profissão também temos nossa carga de pré-conceitos, de pré-julgamentos,que aniquila nossas ações, nossa prática, e nos projeta uma incapacidade sem que saibamos e conheçamos nossas capacidades.
Ao encontrarmos uma criança especial, porque são especiais, e também deveser assim qualificada nossa prática docente com relação a elas, nos defrontamos imediatamente com medos, angústias, sentimento de impotência, de incapacidade, e nesse turbilhão de sensações negativas,não nos damos a oportunidade de aprender com elas diariamente.
Não conseguimos sequer enxergar a grande lição de vida que se nos apresenta ali naquele instante.
Não conseguimos, muitas vezes sequernos doar um pouco. Nosso pré-julgamento vêm a frente com respostas prontas:
Não vou dar conta! Não queria uma criança assim em minha classe! Como vou lidar com as dificuldades? Não posso atrapalhar...
tracking img