Inclusao produtiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Apesar do grande investimento em políticas publicas, feito nos últimos anos com vistas a diminuir os impactos dos fatores que geram a exclusão social e produzem as desigualdades de oportunidades de acesso e permanência ao trabalho, emprego e renda. Muito ainda há que se investir para que nossa realidade seja transformada definitivamente de modo a atingir a tão sonhada equidadesocial.

Somente com um trabalho permanente, num processo de troca de saberes e experiências, fomentando a economia solidária, som sustentação ambiental garantindo a segurança alimentar numa teia de conexões que respeite a identidade, a diversidade e a subjetividade das pessoas e das comunidades, será possível contribuir para esta transformação.

É, portanto, com este olhar que o presente projetofoi construído, tendo como principal foco a autonomia de pessoas que hoje estão a margem do mundo social e econômico. As ações deverão ser direcionadas para que os(as) beneficiários(as) adquiram um olhar critico sobre a sociedade, e que tenham a capacidade de lutar pelo seu reconhecimento, atuar como agentes sociais, com direito a participar do desenvolvimento deste País.

Justificativa

Numcenário de crise financeira agravam-se ainda mais a condição de pessoas com pouco ou nenhum grau de escolaridade. Olhando sob o aspecto de gênero temos o agravante de que muitas famílias são chefiadas por mulheres que em grande maioria não consegue colocação no mercado de trabalho formal, sendo uma grande proporção no trabalho doméstico e algumas atividades não remuneradas.

As mulheresrepresentam, portanto, um segmento onde a exclusão econômica apresenta-se da forma mais cruel, seja pela dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, seja pela discriminações que ainda hoje impactam nas leis trabalhistas como por exemplo a empregada doméstica. Essa situação impacta diretamente a vida das mulheres e das famílias porque em sua grande maioria, são elas, que assumem a responsabilidade pelosfilhos e idosos.

É de fundamental importância que se formulem políticas publicas que atendam de forma integrada as diferentes demandas das mulheres, possibilitando uma ação articulada entre o campo econômico e o social.

A necessidade de aliar o trabalho produtivo com afazeres domésticos e educação de filhos, faz com que a mulher busque alternativas em atividades econômicas alternativas comoo trabalho artesanal, fabricando produtos de decoração, vestuário ou alimentícios.

Esta produção além de gerar renda para as famílias, ainda promove o turismo local, com a possibilidade de realização de feiras e outros eventos. O incentivo ao setor produtivo artesanal garante o papel protagonista de mulheres artesãs, na perspectiva da igualdade de gênero e da identidade cultural regionalsustentável.

Há, no entanto, a necessidade de se investir em um produto artesanal com garantias de comercialização, que respeite as exigências do mercado consumidor que valoriza o produto artesanal onde a historia da região é identificada e atenda as normas de qualidade e acabamento, agregando valores como: capacidade de produção, patrimônio artístico, técnicas tradicionais adaptadas à modernidade,resultando num produto de qualidade e bom gosto.

OBJETIVOS

Geral

Constituir núcleos produtivos artesanais, para atender mulheres beneficiarias do Programa Bolsa Família, vale renda e outros, sendo na Zona Urbana.

Específicos

1. Criar um núcleo produtivo de artesanato em fibra da bananeira, visando fabricar produtos de qualidade utilizando matéria prima de baixo custootimizando uma tendência local para produção e comercialização em feiras de artesanato.

PUBLICO ALVO

Em nosso município existe um grupo de mulheres organizadas pela Coordenadoria Especial da Mulher há três anos, que fabricam diversos produtos artesanais e os comercializa em Feira de artesanato exposta em praça publica a cada dois meses. Ocorre, porém, que o inicio deste grupo contava com a...
tracking img